A francesa Sidel, com subsidiária brasileira em São Paulo (SP), anunciou o desenvolvimento de um sistema de controle da espessura de garrafas de poli(tereftalato de etileno) (PET) chamado IntelliADJUST™, que funciona em circuito fechado. Baseado no uso de sensores industriais e algoritmos, elementos típicos do ambiente da indústria 4.0, ele garante a distribuição uniforme do material durante o processo de injeção-sopro e regula os principais parâmetros do processo de estiramento e aquecimento para evitar a distribuição desigual do material.

 

 

São feitas medições de espessura da parede com alta precisão, nos pontos mais representativos de cada garrafa (foto ao lado), usando quatro sensores interferométricos que operam com base na reflexão de luz infravermelha. Localizados no compartimento de transferência das garrafas, eles podem ser ajustados para atuar em três eixos (X, Y e Z), operando sob velocidades de até 90.000 garrafas por hora, comparando continuamente as medições de espessura com a distribuição esperada do material e ajustando automaticamente o processo em caso de desvio.

 

Todos os parâmetros IntelliADJUST™ são diretamente integrados a cada receita de trabalho constante das configurações da máquina, dispensando rotinas de calibração e permitindo a partida imediata após as trocas de moldes, adaptando automaticamente o posicionamento e os processos do sensor de acordo com cada receita.

 

Stéphane Menard, Gerente de Produto da Sidel, explicou que o IntelliADJUST™ mede a espessura da garrafa na linha, analisa e ajusta os parâmetros para garantir uma qualidade consistente, compensando quaisquer variações da linha de produção por meio de algoritmos que identificam desvios de espessura e corrigem automaticamente os parâmetros de aquecimento e sopro para garantir uma qualidade consistente e sem interrupções.

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

__________________________________________________________________________________



 


 

Imagens: Sidel


 


 

Leia também:


Robô industrial desenvolvido no Brasil

 

Injetoras com IA

 

 

#Sidel

#sopro

#indústria40



Mais Notícias CCM



Programa de incentivo vai apoiar a digitalização na indústria

SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.

27/10/2025


Plataforma global de automação industrial agora presente no Brasil

Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.

27/10/2025


Relatório da IFR aponta aumento da demanda por robôs no setor de plásticos

Novo estudo da Federação Internacional de Robótica detectou aumento do uso de robôs na indústria de plásticos e o protagonismo da China no que se refere à automação.

06/10/2025