A alemã Herrmann, com subsidiária brasileira em Indaiatuba (SP), lançou recentemente um sistema de soldagem de peças plásticas por ultrassom desenvolvido para integrar as tarefas de união em linhas de produção automatizadas.

 

Denominada COMPACTLINE, a série de equipamentos é composta por unidades compactas que operam na frequência de 35 kHz e podem ser montadas em braços robóticos para que eles atuem de forma sincronizada com linhas de produção de peças técnicas. O sistema permite ainda o monitoramento constante e é recomendado para a soldagem multipontos de peças grandes, com aplicação típica na indústria automobilística.

 

Andreas Haug, gerente de vendas da Herrmann no Brasil, comentou que todas as máquinas e sistemas de soldagem da empresa são equipados com geradores de ultrassom totalmente digitais, com recursos para o monitoramento constante do processo, que pode ser visualizado no painel da máquina através de curvas gráficas. Os níveis de controle, porém, variam conforme o grau exigido pelo processo, podendo ir de sistemas inteligentes que integram linhas automatizadas, até máquinas conectadas a controladores lógicos programáveis (CLPs).

 

A Herrmann tem desenvolvido sistemas de soldagem por ultrassom nos últimos 60 anos, para os segmentos de peças injetadas, selagem de plásticos flexíveis, laminação de não-tecidos e, mais recentemente, para a soldagem de metais não-ferrosos, setor que vem crescendo sobretudo no ramo de componentes para veículos elétricos, baterias e para o mercado de eletroeletrônicos.

 

Andreas ressalta que a empresa deverá lançar na feira NPE, que acontece em maio de 2024, uma nova geração de máquinas ainda mais intuitivas e de operação mais simples, tendo em vista o perfil de usuários mais jovens que já começam a atuar na indústria. “Haverá mais facilidade na troca de ferramentas, as máquinas serão ainda mais ergonômicas, com displays de comando inspirados na aparência das telas de telefones celulares e munidas de melhores sistemas de cibersegurança”, exemplificou.

 

 

Imagem: Herrmann

 

 

 

Leia também:

 

Novas injetoras da Chen Hsong chegam ao mercado

 

Máquina portátil para soldagem de plásticos

 



Mais Notícias CCM



Novo desmoldante líquido é baseado em silicones de alto peso molecular

Mirai Química desenvolve produto que suporta a desmoldagem de até 10 mil peças. O desempenho do produto varia conforme o material e o processo de transformação.

05/03/2025


Sistema monitora vazamento em câmaras quentes

Empresa alemã fabrica monitores que apontam o vazamento de resina em sistemas de câmara quente em seu primeiro estágio. A companhia também procura parceiros no mercado brasileiro para comercialização dos seus produtos.

25/02/2025


Empilhadeiras elétricas

Companhia do interior de SP desenvolve e fabrica empilhadeiras elétricas que podem ser usadas no setor de plásticos.

28/01/2025