Está disponível para comercialização o livro “Usinagem para engenharia: um curso de mecânica do corte”, de autoria de Anna Carla Araujo, Adriane Lopes Mougo e Fábio de Oliveira Campos. A obra foi elaborada com a proposta de integrar conhecimentos sobre o processo de usinagem e os provenientes de outras áreas de engenharia como, por exemplo, processos de fabricação e materiais.
Os fundamentos dos processos mecânicos de corte também permeiam o conteúdo do livro, assim como temas relacionados à mecânica dos meios sólidos, metrologia e ao projeto de peças usinadas, bem como experimentos neste sentido. Esses e outros tópicos são abordados ao longo de 360 páginas, constituindo uma compilação de informações pensada para auxiliar graduandos em engenharia e profissionais do setor metalmecânico.
A obra é dividida em três partes, sendo a primeira voltada para as tecnologias usadas atualmente no ramo de usinagem, que abrange ainda os fundamentos técnicos de processos produtivos, nomenclatura de equipamentos e ferramentas, materiais e a cinemática dos processos envolvidos. Características dos processos de corte e os fenômenos físicos envolvidos são os temas centrais da segunda parte, na qual também se encontram tópicos sobre tensões elásticas e plásticas, atrito e temperatura, entre outros.
Na última parte do livro o leitor encontrará conteúdo elaborado conforme alguns resultados obtidos a partir da realização de processos de usinagem. Isso inclui características superficiais de peças usinadas, além do índice de desgaste de ferramentas e usinabilidade de materiais.
Mais informações a respeito da versão eletrônica deste livro, comercializada pelo preço sugerido de R$ 50,00, podem ser obtidas nesta página, ao passo que aqui estão disponíveis informações sobre sua versão física, oferecida pelo preço sugerido de R$ 175,00.
Imagem: Magalu/Divulgação.
Mais conteúdo:
Análise da circularidade e cilindricidade de furos feitos por fresamento em material compósito
Projeto visa fabricar ferramental em cinco dias usando impressão 3D
#Livro #Usinagem #Engenharia #MáquinaseMetais
Mais Notícias CCM
Elaborado pelo Senai-SP Editora como material de apoio para os cursos da instituição, o livro “Processos de fabricação mecânica” preenche uma lacuna na formação de profissionais do setor metal mecânico e está disponível para compra em diferentes portais.
07/04/2025
Foi lançado pela Petrobras um e-book gratuito que traz informações sobre trincas e fraturas em estruturas metálicas.
09/01/2025
Obra lançada pela ABM e a Editora Blucher traz informações sobre a fabricação de pós metálicos e os processos que envolvem o uso de materiais desse tipo.
25/11/2024