As empresas suecas Vattenfall e SSAB iniciaram uma colaboração intensiva para converter a indústria siderúrgica para a produção de aço livre de combustíveis fósseis. Ambas encabeçam, desde 2016, a iniciativa Hybrit, que tem o objetivo de reduzir as emissões de dióxido de carbono na produção do aço.

 

A Vattenfall, especialista em energias renováveis, utiliza os aços de alta resistência em diferentes componentes para os seus projetos e deverá ter acesso ao aço livre de combustíveis fósseis da SSAB já no próximo ano, usando-os em aplicações como postes de eletricidade, usinas hidrelétricas, estruturas de ancoragem para turbinas eólicas onshore e partes de fundações para turbinas eólicas offshore.

 

A empresa exigirá de seus fornecedores que, a partir de 2030, pelo menos 10% do aço adquirido seja livre de combustíveis fósseis. A colaboração com a SSAB inclui a avaliação do ciclo de vida para calcular as emissões de CO2 ao longo da cadeia de produção e uso dos aços.

 

A Vattenfall e a SSAB estão entre os fundadores da First Movers Coalition, um consórcio de empresas que aproveitam o seu poder de compra para descarbonizar setores com elevados níveis de emissões de CO2. O novo acordo é consistente com o objetivo dessa coligação de adquirir uma maior quota de novas tecnologias que serão fundamentais para alcançar a neutralidade climática.


 

Fonte e foto: SSAB


 


 

Leia também:


 

Convênio para reaproveitar CO2 na produção de aços


 

Programa de eficiência energética para a indústria segue com inscrições



Mais Notícias CCM



Plataforma global de automação industrial agora presente no Brasil

Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.

27/10/2025


Soldagem otimizada preserva o revestimento externo de chapas

O Grupo Laprosolda e a Hexagon realizaram um estudo para a otimização da soldagem de chapas de aço A131 usadas na construção de uma caçamba submetida a ambiente portuário. O estudo envolveu o controle de temperatura da chapa durante a soldagem de maneira a não danificar o revestimento da caçamba.

27/10/2025


Um reforço para a digitalização na indústria

SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em mais de 2,6 mil micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.

27/10/2025