A ABB (Suécia/Suíça), com escritório em São Paulo (SP), editou um relatório que analisa a descarbonização da indústria do aço em âmbito mundial. O documento destaca que o setor está apostando em diferentes rotas tecnológicas para concretizar a descarbonização dos processos de produção do metal, a qual demanda 8% da energia mundial e gera até 9% das emissões de CO2.
As estratégias de descarbonização mais promissoras, de acordo com o estudo, são a adoção de hidrogênio verde na produção, eletrólise com eletricidade renovável e uso de minério beneficiado com maior teor de ferro, já presentes, inclusive, em grandes empresas do setor.
O documento aponta que a metalúrgica sueca SSAB já usa hidrogênio verde, eletricidade de origem renovável e minério de ferro de gradação superior para produzir aço sem carvão em seus altos-fornos.
O texto cita ainda o processo criado pela norte-americana Boston Metal para fundir óxidos por eletrólise, sem carvão, a partir de eletricidade de origem renovável. Relaciona também o método produtivo da indiana Tata Steel, que usa minério de ferro em pó em vez de coque, sinter e paletes para produzir ferro gusa, como avanço que resultou na queda de 20% das emissões no processo.
O documento da ABB ressalta, no entanto, que o aço verde vai demandar várias outras tecnologias, cujo desenvolvimento vai requerer investimento e colaboração de toda cadeia produtiva. O texto lembra também que a descarbonização vai ocorrer num cenário de forte demanda por aço, que vai crescer 30% até 2050, quando o setor ambiciona ser neutro em emissões. O relatório completo pode ser baixado aqui.
Imagem: ABB
Leia também:
Inspeção de aços com ajuda de inteligência artificial
Convênio para reaproveitar CO2 na produção de aços
Mais Notícias CCM
A sueca SSAB conseguiu provar a apropriação indébita da marca das chapas antidesgaste Hardox no mercado indiano e punir as empresas responsáveis. O alerta para esse tipo de atividade é válido para todos os países em que a marca é comercializada, incluindo o Brasil.
07/07/2025
Linha de gases desenvolvida pela Air Products conta com versões para soldagem de aço carbono, aço inox e alumínio.
07/07/2025
Fabricante italiana concentrou em uma única estação de trabalho quatro cabeçotes de laser para o processamento rápido de peças para o setor automobilístico.
07/07/2025