A suíça Mikron Tool desenvolveu uma linha de brocas adaptadas para furar diferentes ligas de titânio, um material de alto desempenho, com alta elasticidade e resistência à tração, mas cuja usinagem é um desafio. Além da dureza inerente, a composição de cada liga desse material torna o seu comportamento em processo ainda mais complexo.

 

Devido à alta tenacidade, a quebra de cavacos é difícil de ser realizada, e a baixa condutividade térmica faz com que o calor não se dissipe facilmente da área de corte. Além disso, o titânio tende a formar arestas postiças (adesão do material à ferramenta), o que leva a um maior desgaste e reduz a confiabilidade do processo, especialmente durante a furação. O formato do cavaco também é um complicador, pois ele tende a se compactar na área do cabeçote e impedir o fluxo dos próximos cavacos.

 

 

Dissipação de calor

 

Para reduzir o calor na área de corte, as brocas da linha CrazyDrill Cool Titanium foram projetadas com dois canais internos por onde circula o fluido refrigerante que é transportado diretamente para a área de usinagem, garantindo o resfriamento constante. O mesmo jato expulsa os cavacos da área de trabalho, evitando a sua adesão à ferramenta ou à peça que está sendo trabalhada. Elas são oferecidas com diâmetros na faixa de 1 a 6,35 m.

 

Os profissionais da empresa testaram vários materiais e descobriram que os graus de titânio são extremamente diferentes entre si, um fator importante para a sua usinagem industrial. O titânio puro (graus 1-4) é caracterizado por alta resistência à corrosão, mas possui menor resistência mecânica. Já o titânio ligado (grau 5 e superior) possui alta resistência, porém baixa ductilidade. Este conhecimento levou ao desenvolvimento de brocas com duas geometrias específicas, sendo uma para graus de titânio puro e outra para ligas de titânio, o que assegura a remoção controlada de cavacos sob alta velocidade de furação.

 

As ferramentas foram apresentadas na última edição da feira EMO, que aconteceu em setembro deste ano, em Hannover (Alemanha).

 

Imagens: Mikron Tool

 

 

Leia também:

 

Walter lança linhas de pastilhas especiais para usinagem de canais

 

Heimatec aposta no gerenciamento digital das ferramentas de usinagem

 

#MikronTool

#usinagemdetitânio



Mais Notícias CCM



Usinagem será tema de workshop gratuito no ITA

Em outubro acontece no Centro de Competência em Manufatura do ITA um evento para debater o futuro da manufatura e da usinagem.

03/10/2025


Fabricante gaúcha de peças usinadas vai expandir planta industrial

Projeto da CERTI realizado na fábrica da Sultécnica vai otimizar a fabricação por usinagem de componentes de precisão.

22/09/2025


Usinagem é destaque nos cursos gratuitos do SENAI

A Escola SENAI Roberto Mange oferece cursos com formato presencial e com mais de mil horas de duração. Há cursos sobre usinagens especiais e de fabricação de peças para o setor aeroespacial.

08/09/2025