A alemã Walter (Sorocaba, SP), anunciou o desenvolvimento de uma série de pastilhas de metal duro denominada Tiger·tec ® Gold WSM33G, com patente pendente. Trata-se de uma classe de ferramentas de corte revestidas pelo processo de deposição física de vapor (PVD) e desenvolvidas especificamente para as altas cargas típicas da usinagem de canais.
O material da ferramenta combina as ligas TiAlN de terceira geração com TiSiN, para formar um revestimento multicamadas com extrema dureza e maior tenacidade. Um pós-tratamento especial reduz o coeficiente de atrito, o que melhora o desempenho na remoção de cavacos. A ferramenta possui ainda uma camada externa dourada que facilita a detecção do desgaste pelos usuários.
O novo revestimento PVD foi aplicado nas pastilhas de corte SX de aresta única com engate positivo e sistema de autotravamento, e também nas pastilhas intercambiáveis do sistema DX18 de aresta dupla, cobrindo as larguras de pastilha entre 1,0 e 10 mm.
A classe universal de ferramentas pode ser usada no corte e abertura de canais, no torneamento e no fresamento de canais nos aços ISO P30, aços inoxidáveis (ISO M30) ou materiais com propriedades de corte difíceis.
Foto: Walter
Leia também:
Sandvik desenvolve revestimento avançado para fresas de topo
Heimatec aposta no gerenciamento digital das ferramentas de usinagem
Mais Notícias MM
A empresa vai levar à Expomafe uma solução para gravação em peças metálicas que melhora o rastreamento de produtos.
17/04/2025
A TotalCAD está trazendo para o mercado brasileiro o pacote de software ZW3D, da chinesa ZW Soft, com a proposta de democratizar o acesso a ferramentas de projeto 3D.
17/04/2025
Já em abril, a Colibri Spindles e seu representante no País vão disponibilizar para testes um novo spindle para fusos de alta velocidade de até 56.000 rpm. O lançamento será exibido na Expomafe.
04/04/2025