A alemã Walter (Sorocaba, SP), anunciou o desenvolvimento de uma série de pastilhas de metal duro denominada Tiger·tec ® Gold WSM33G, com patente pendente. Trata-se de uma classe de ferramentas de corte revestidas pelo processo de deposição física de vapor (PVD) e desenvolvidas especificamente para as altas cargas típicas da usinagem de canais.

 

O material da ferramenta combina as ligas TiAlN de terceira geração com TiSiN, para formar um revestimento multicamadas com extrema dureza e maior tenacidade. Um pós-tratamento especial reduz o coeficiente de atrito, o que melhora o desempenho na remoção de cavacos. A ferramenta possui ainda uma camada externa dourada que facilita a detecção do desgaste pelos usuários.

 

O novo revestimento PVD foi aplicado nas pastilhas de corte SX de aresta única com engate positivo e sistema de autotravamento, e também nas pastilhas intercambiáveis do sistema DX18 de aresta dupla, cobrindo as larguras de pastilha entre 1,0 e 10 mm.

 

A classe universal de ferramentas pode ser usada no corte e abertura de canais, no torneamento e no fresamento de canais nos aços ISO P30, aços inoxidáveis (ISO M30) ou materiais com propriedades de corte difíceis.


 

Foto: Walter


 


 


 

Leia também:

 

Sandvik desenvolve revestimento avançado para fresas de topo

 

Heimatec aposta no gerenciamento digital das ferramentas de usinagem


 



Mais Notícias MM



Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024


Dispositivos móveis corporativos em sistema de locação

A Simpress presta serviços de locação de smartphones e tablets industriais que contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

15/04/2024


Ferramentas para torneamento em nova série

A Dormer Pramet lançou ferramentas que contam com cobertura PVD, e que podem ser usadas para torneamento de aços endurecidos, entre outros.

01/04/2024