A alemã Heimatec, fabricante de ferramentas acionadas para processos de usinagem, desenvolveu um modo de controle baseado na instalação de sensores nessas ferramentas, de forma que eles captem sinais e transmitam para um comando central informações sobre parâmetros de processo como velocidade de rotação, temperatura e nível de vibração. A solução, denominada heimatec.icosen, permite tornar cada vez mais digitais os processos executados em tornos e centros de usinagem, por exemplo.

 

A unidade sensora capta e transmite dados das ferramentas acionadas em tempo real, transmitindo as informações de medição por meio de protocolo padronizado, uma escolha que visa simplificar a integração na infraestrutura de fábrica. Os dados são retransmitidos via Bluetooth Low Energy (BLE) para a estação de monitoramento e podem então ser usados para atividades de avaliação e manutenção.

 

Os sensores podem ser úteis para operadores de máquinas, gestores de turnos ou engenheiros de manutenção, os quais passam a receber informações que permitem monitorar todas as unidades de ferramentas a partir de uma posição centralizada e obter informações a partir de relatórios de status, simplificando a tomada de decisões sobre quaisquer intervenções necessárias, incluindo o planejamento da manutenção.

 

As unidades sensoras recém-desenvolvidas ainda estão em fase de testes de campo e foram apresentadas na feira EMO, em Hannover (Alemanha), no final de setembro.

 

 

 

 

Imagem: heimatec

 

 

Leia também:

 

Cibersegurança, fundamental nos sistemas industriais

 

Novo CNC da Okuma vai construir gêmeo digital diretamente na máquina



Mais Notícias MM



Serviço de análise do potencial de automação atende empresas do mundo todo

Ferramenta digital desenvolvida pelo Instituto Fraunhofer de Stuttgart avalia processos e indica qual o nível de automação ideal, de acordo com o perfil de cada empresa.

19/02/2024


Ar ionizado substitui fluido de corte na usinagem

A finlandesa Aurion desenvolveu um sistema de refrigeração para operações de usinagem que utiliza ar ionizado em substituição a fluidos de corte.

19/02/2024


Alltech passa a comercializar injetoras de alumínio da Yizumi

Grupo amplia presença no mercado com linha de injeção de alumínio no portfólio com até 5.000 toneladas de força de fechamento.

05/02/2024