Adalberto Rezende, da redação

 

 

A soldagem e a fabricação de estampos para o processamento de chapas metálicas serão temas de uma série de cursos que estão com inscrições abertas, alguns deles com início previsto para o começo de 2024. São treinamentos com formato presencial que fazem parte da agenda de duas unidades do Senai, uma na capital paulista e outra na cidade catarinense de Blumenau, além de um curso EAD oferecido por uma empresa também situada em Santa Catarina, em Joinville.

 

O Sesi/Senai Blumenau (SC) segue com inscrições abertas para o curso “Processo de soldagem TIG – Aço inoxidável”, que terá formato presencial e carga horária de 36 horas. A grade curricular deste curso abrange temas como procedimentos gerais para a realização da soldagem, uso correto de consumíveis e as propriedades de aços inoxidáveis.

 

Os participantes também serão orientados no que tange à legislação e às normas técnicas, e ainda sobre os cuidados com a saúde de operadores de máquinas e equipamentos de soldagem com o meio ambiente.

 

 

Curso sobre fabricação de estampos

 

O curso “Ferramenteiro de corte e dobra”, do Senai Roberto Simonsen (SP), tem início programado para o dia 22 de janeiro de 2024. A programação desse treinamento inclui aulas sobre o desenvolvimento e a construção de estampos que podem ser usados em operações de corte e conformação de chapas, assim como sobre propriedades, especificações e aplicações de materiais, normas técnicas, cálculo de esforços e de resistência, entre outros.

 

Com carga horária de 240 horas, este curso também abrangerá a análise de dureza de materiais, tolerância dimensional e geométrica, além de rugosidade superficial de estampos, características de máquinas industriais como, por exemplo, prensas, e ainda, normas técnicas, especificações do projeto, folgas e ajustes. 

 

O Senai Roberto Simonsen também segue com inscrições abertas para dois cursos superiores que serão iniciados no próximo ano. Trata-se de cursos que abordarão as tecnologias para a gestão da produção industrial e para trabalhos que envolvem a manutenção de, por exemplo, máquinas e equipamentos do chão de fábrica. De acordo com informações disponíveis no site da instituição, as inscrições para estes dois últimos cursos vão até 4 de dezembro de 2023.

 


Modelamento de chapas

Aos interessados em treinamento em formato digital, e para início imediato, a Render Cursos (Joinville, SC) oferece o treinamento EAD chamado “Curso Catia V5 chapas metálicas”, que é realizado por meio de videoaulas e tem carga horária de uma hora e nove minutos, aproximadamente.

 

Este curso tem conteúdo distribuído em dois módulos, que tratam de tópicos sobre os atuais recursos usados para o modelamento de chapas metálicas, planejamento de características técnicas de chapas, estilo de design e especificações conforme o projeto de produtos.

 

Mais informações podem ser obtidas nos sites do Senai Roberto Simonsen, Sesi/Senai Blumenau e da Render Cursos.

 

 

Imagem: Arthur Hidden, Freepik.

 

 

Leia também:

 

Análise de falha em juntas soldadas de alumínio submetidas a colisões

 

Aços TWIP/TRIP são tendência na indústria automotiva

 

#Metalmecânica #Cursos2024 #CorteConformaçãoMetais



Mais Notícias CCM



Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


Tratamento de efluentes industriais será tema de seminário

Técnicas de recuperação da água em que são descartados poluentes oriundos de operações industrias serão debatidas em evento no interior de São Paulo.

22/04/2024


Bolsas de estudo para profissionais da indústria

O programa Inova Talentos promove concurso de bolsas de estudo de até R$ 8,4 mil para áreas como engenharia mecânica e de materiais.

08/04/2024