Um consórcio formado pela Braskem, com unidade em São Paulo (SP), e pela Universidade de Northwestern (Estados Unidos) tem como estratégia o reaproveitamento de CO2 gerado no chão de fábrica, visando usá-lo em diferentes aplicações como, por exemplo, na fabricação de produtos químicos.
Para isso, as partes envolvidas trabalharão em conjunto no desenvolvimento de tecnologia com capacidade para converter CO2 por, como foi mencionado pelos responsáveis pelo consórcio, “coeletrólise”, em um sistema que consistirá no uso de dispositivos eletroquímicos típicos e uma plataforma para suporte técnico, entre outros.
O projeto, conforme foi informado à imprensa, se encontra em fase inicial. À frente dele estão Ted Sargent, professor do Departamento de Química e do Departamento de Engenharia Elétrica e da Computação da Universidade de Northwestern, e Ke Xie, professor-assistente de pesquisa na mesma instituição, responsável pela liderança dos estudos – dois renomados cientistas/especialistas da área de eletrocatálise.
Uma das frentes de trabalho será a criação de sistemas que apresentem alta eficiência energética e que consigam integrar operações industriais e laboratoriais, além de reunir expertises de outros departamentos da cadeia produtiva e do meio acadêmico. Em um primeiro momento, a meta é intensificar a cooperação entre as instituições visando à validação das tecnologias a serem desenvolvidas, assim como implantar os futuros sistemas em parques fabris com o objetivo de que os mesmos possibilitem a conversão de CO2 em escala industrial.
Gus Hutras, diretor global de tecnologia de processos da Braskem, comentou sobre outras metas que estão no escopo deste acordo: “Através da parceria com a Universidade de Northwestern, utilizando a infraestrutura moderna de seus laboratórios e a expertise do professor Sargent e do professor Xie, implantaremos uma tecnologia inovadora. Com isso, pretendemos reduzir as emissões de gases de efeito estufa e abrir caminho para novas possibilidades de conversão de CO2”.
Imagem: Vectorjuice, Freepik.
Leia também:
Como os bioplásticos podem contribuir para o armazenamento de CO2
Universidade estuda biodegradação de filmes compostáveis no solo durante 180 dias
#Braskem #UniversidadedeNorthwestern #CO2 #PlásticoIndustrial
Mais Notícias CCM
A nova linha de auxiliares de processamento é indicada para a produção de filmes em poliolefinas e não contém os PFAS, hoje conhecidos como “químicos eternos” devido à sua difícil decomposição.
10/06/2025
Atuação direta nas escolas e na Frente Parlamentar de Apoio à Economia Circular são algumas ações que o Instituto Soul do Plástico, conduzido por Rui Katsuno, está promovendo para conscientizar a sociedade e combater a desinformação a respeito dos materiais plásticos.
10/06/2025
Foi lançado pelo Instituto Brasileiro do PVC um comitê que vai intensificar a disseminação de informações sobre a circularidade do poli(cloreto de vinila).
03/06/2025