O apelo por embalagens mais sustentáveis chegou ao centro do Oceano Pacífico. A companhia Waiākea (Havaí) ampliou seu parque de máquinas para produzir garrafas de até 1.500 mL fabricadas com material plástico reciclado.
A empresa havaiana engarrafa a água proveniente do degelo e da chuva que desce do pico nevado do vulcão ativo Mauna Loa. Essa água é filtrada naturalmente através de milhares de metros de rocha de lava porosa antes de reemergir na base do vulcão. Para manter essa característica “natural” do produto, ela fabrica suas próprias garrafas em poli(tereftalato de etileno) (PET) 100% reciclado em cor azulada, que remete à cor das lagoas da ilha, e com ombros que se assemelham ao pico do vulcão.
Segundo informações da Waiākea, o rPET utilizado – sigla para recycled polyethylene terephthalate, ou poli(tereftalato de etileno) reciclado, em português – provém de material pós-consumo. Para a produção das garrafas a companhia recorreu à fabricante austríaca de máquinas de moldagem por sopro PET Technologies GmbH, para obter novos equipamentos que podem produzir até 6.000 garrafas de 1,5 L por hora, com molde de quatro cavidades. A empresa pretende fabricar cinco tamanhos de garrafa. Além disso, a Waiākea está trabalhando em projetos para utilizar biopolímeros renováveis empregados em suas garrafas buscando uma nova opção de fim de vida para o produto.
#rpet #resinapet #petreciclado #plastic
Mais Notícias CCM
Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.
29/07/2025
Uma embalagem chamada “O1NE” foi desenvolvida em parceria pelo Movimento Circular, Dow, Valgroup e Catarina Café e Amor.
08/07/2025
Evento será transmitido pelo Youtube e vai antecipar os assuntos que serão discutidos no InovaSopro, seminário presencial que acontece em agosto, em São Paulo (SP).
08/07/2025