Aumentar as frentes de trabalho na gestão de embalagens pós-consumo e de resíduos provenientes delas é uma das premissas do Centro de Ciência para o Desenvolvimento Soluções para os Resíduos Pós-Consumo: Embalagens e Produtos (CCD Circula), que integra o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital).

A entidade está à frente de programas voltados para a seleção de projetos sobre reciclagem de embalagens, o que abrange, por exemplo, a formação de parcerias com cooperativas, catadores de materiais, empresas do setor de bioplásticos e instituições de pesquisa e ensino, entre outros.
Sílvia Tondella Dantas, diretora do Centro de Tecnologia de Embalagem do Ital, que forneceu informações à Plástico Industrial, comentou que os planos do centro incluem a criação de consórcios para o desenvolvimento de processos produtivos, tecnologias para a reciclagem de resíduos, ações fundamentadas na conscientização sobre o descarte correto de embalagens pós-uso/pós-consumo e incentivo à economia circular.
Outro tópico abordado por Sílvia é a implantação de sistemas de comunicação que possibilitem o compartilhamento de informações sobre estudos realizados na cadeia produtiva de embalagens. Segundo ela, “não adianta os centros de pesquisa trabalharem, as empresas trabalharem e os players da indústria de embalagens desenvolverem projetos de forma isolada se não for estabelecida uma cultura de economia circular. Também é fundamental que a informação esteja disponível para todos os envolvidos”.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail silviatd@ital.sp.gov.br e pelo site do Ital.
Imagens: Ital, CCD Circula, Intermarketing Brasil; Freepik.
Mais notícias:
Unidades modulares de reciclagem química serão destaque no Recy-Plastech
Embalagens contendo cobre prolongam o tempo de prateleira de alimentos
WasteBank e Sygecom oferecem soluções para gerir e monetizar resíduos plásticos
#Ital #CCDCircula #Reciclagem #PlásticoIndustrial
Mais Notícias CCM
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026