O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (São Paulo, SP), elaborou um folder institucional de 20 páginas que descreve o trabalho da instituição nas frentes de ensino e de pesquisa, detalhando o trabalho de cada uma de suas unidades de negócios, dentre as quais estão materiais avançados, tecnologias digitais, ambas de interesse da indústria de manufatura por processos de usinagem como torneamento, fresamento, furação, entre outros.
De acordo com Fabricio Mirandola, diretor de Estratégia e Relações Institucionais do IPT, este é um meio de comunicação com o mercado, que valoriza o potencial e o diferencial do instituto para atendimento aos setores público e privado. “A instituição é composta de quadros administrativos, técnicos e pes
quisadores extremamente qualificados, e que possuem as mais diversas expertises para execução de projetos multi e interdisciplinares. Esta é a base que fez – e continua fazendo – com que a instituição perdure por mais de 124 anos”, comentou.
Ao longo das 20 páginas são descritas as atividades de oito unidades de negócios e como elas se relacionam ou podem se relacionar com o mercado. No que se refere à parceria com as empresas, o folder contém “um extrato do que é e os objetivos do Programa IPT Open, e uma seção relativa a fomentos, com destaque aos diversos incentivos à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), que podem ser acessados com auxílio do Instituto, reduzindo o risco e estimulando o investimento no desenvolvimento de projetos que envolvam PD&I.”
O folder pode ser baixado gratuitamente aqui.
Imagem: IPT
Conteúdo relacionado:
Sistema de gestão de ferramentarias previne paradas e reduz custos
Inspeção por IA vai garantir a qualidade durante o processo de usinagem
#IPT
Mais Notícias CCM
Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.
10/12/2025
A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.
10/12/2025
A paulista Biolub criou fluidos de corte aprimorados com o uso de nanopartículas de aditivos.
01/12/2025