O Instituto de Pesquisa Econômica Avançada (Ipea) divulgou os dados de fevereiro de sua pesquisa sobre o
consumo aparente de bens industriais, detectando um aumento da procura por esses ativos ligados à produção. A constatação reitera o que tem sido observado nas recentes feiras industriais, tais como a Plástico Brasil e a Expomafe: o aumento do interesse da indústria pela aquisição de maquinário.
O documento do Ipea pondera que, embora animador, o desempenho ainda não foi suficiente para alterar o cenário de queda do indicador no trimestre móvel encerrado em fevereiro, que apontou recuo de 1,2% na margem. O mesmo ocorre na comparação interanual: recuo de 2,4% do indicador mensal contra fevereiro do ano passado e também no trimestre móvel em relação ao verificado no mesmo período de 2022.
No acumulado em doze meses, a demanda industrial registrou baixa de 0,4%. De acordo com o instituto, esse cenário ainda é desafiador para o setor industrial e também reflete a queda de 0,2% da produção industrial no acumulado em doze meses, mensurada pela Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PIM-PF/IBGE), como mostra o gráfico abaixo.

Já a Fundação Getúlio Vargas anunciou em seu boletim macroeconômico de maio a revisão da projeção do PIB de 2023, de 0,3% para 0,8%, em razão do melhor desempenho da indústria nos primeiros meses deste ano. A instituição apontou um cenário positivo para o setor em março, após dois meses consecutivos de queda.
Imagem: Shutterstock
Gráfico: Ipea
Leia também:
Indústria vai investir em produtividade
Aumenta a produção de embalagens flexíveis
#Ipea
#FGV
Mais Notícias CCM
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
A empresa do Grande ABCD adquiriu um novo reator de cinco toneladas e está prestes a iniciar uma linha de produção interna voltada para a fabricação de resinas de poliuretano (PU). A Amino também vai lançar novas resinas.
29/01/2026
A empresa gaúcha adquiriu uma injetora chinesa e está otimizando seus processos produtivos, além da fabricação de moldes para injeção de plásticos. A ampliação da matrizaria própria está nos planos.
23/01/2026