A Plastiweber (Feliz, RS) conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio internacional WorldStar Award, promovido pela Organização Mundial de Embalagens (WPO, sigla em inglês), pelo desenvolvimento de um envelope de e-commerce com 75% de material reciclado.

 

A premiação aconteceu no dia 6, em Dusseldorf (Alemanha), e reconheceu embalagens que se destacaram pelo caráter de inovação, pela excelência e pelos compromissos com a sustentabilidade e com a sociedade. Ao todo, foram 488 empresas, de 41 países, inscritas para concorrer aos prêmios. As 228 marcas vencedoras oferecem soluções que atendem a desafios ambientais, de higiene e tecnologia.

 

O diretor executivo da Plastiweber, Moisés Weber (à esquerda na foto), e o head de novos negócios da empresa, Lucas Pellenz (à direita na foto) estiveram na cerimônia de premiação. Foi também em Dusseldorf que a empresa apresentou, no ano passado, durante a feira K, os seus materiais de alto desempenho produzidos a partir de conteúdo 100% reciclado.

 

O envelope de e-commerce da Plastiweber resulta do estabelecimento de uma cadeia circular de suprimentos e concorre, em termos técnicos e de sustentabilidade, com outras embalagens usadas na entrega de itens vendidos pela internet, tais como caixas de papelão e embalagens feitas com plástico virgem. A empresa tem mais 25 anos de experiência na produção de plásticos flexíveis, filmes e polímeros reciclados e é reconhecida por oferecer uma linha de embalagens secundárias contendo 100% PCR para aplicações de alto desempenho.


 

Em todas as embalagens desenvolvidas pela empresa, o plástico usado na produção vem de um ecossistema circular com mais de 50 atores envolvidos, entre cooperativas de catadores de resíduos, escolas, projetos socioambientais, brand owners e marcas do varejo que viabilizam a logística reversa, para que o material retorne à Plastiweber e seja reinserido na cadeia produtiva. Somente em 2022, a empresa transformou mais de 377 milhões de embalagens plásticas, produzindo mais de 8.209 toneladas de embalagens a partir de matéria-prima pós-consumo.

 

Foto: Plastiweber

 

 

Leia também:

 

Reciclagem e valorização de resíduos em discussão

 

Economia circular na cadeia do plástico



Mais Notícias CCM



Recy-Plastech está de volta com programação renovada

PP reciclado de grau alimentício, reciclagem de PU, extrusão reativa, aditivação e tecnologia de lavagem serão destaques no evento anual que acontece em novembro na capital paulista.

29/10/2025


Novo decreto estimula a circularidade no setor de plásticos

O decreto que instituiu o Sistema de Logística Reversa de Embalagens de Plástico estabelece metas crescentes relacionadas a conteúdo reciclado em embalagens plásticas, chegando a 40% em 2040.

28/10/2025


O PET como material para captura de CO2

Pesquisadores da Universidade de Copenhague desenvolveram um processo que converte resíduos de PET em um material que pode ser usado na produção de sistemas de captura de CO2.

21/10/2025