A Plastiweber (Feliz, RS) conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio internacional WorldStar Award, promovido pela Organização Mundial de Embalagens (WPO, sigla em inglês), pelo desenvolvimento de um envelope de e-commerce com 75% de material reciclado.
A premiação aconteceu no dia 6, em Dusseldorf (Alemanha), e reconheceu embalagens que se destacaram pelo caráter de inovação, pela excelência e pelos compromissos com a sustentabilidade e com a sociedade. Ao todo, foram 488 empresas, de 41 países, inscritas para concorrer aos prêmios. As 228 marcas vencedoras oferecem soluções que atendem a desafios ambientais, de higiene e tecnologia.
O diretor executivo da Plastiweber, Moisés Weber (à esquerda na foto), e o head de novos negócios da empresa, Lucas Pellenz (à direita na foto) estiveram na cerimônia de premiação. Foi também em Dusseldorf que a empresa apresentou, no ano passado, durante a feira K, os seus materiais de alto desempenho produzidos a partir de conteúdo 100% reciclado.
O envelope de e-commerce da Plastiweber resulta do estabelecimento de uma cadeia circular de suprimentos e concorre, em termos técnicos e de sustentabilidade, com outras embalagens usadas na entrega de itens vendidos pela internet, tais como caixas de papelão e embalagens feitas com plástico virgem. A empresa tem mais 25 anos de experiência na produção de plásticos flexíveis, filmes e polímeros reciclados e é reconhecida por oferecer uma linha de embalagens secundárias contendo 100% PCR para aplicações de alto desempenho.
Em todas as embalagens desenvolvidas pela empresa, o plástico usado na produção vem de um ecossistema circular com mais de 50 atores envolvidos, entre cooperativas de catadores de resíduos, escolas, projetos socioambientais, brand owners e marcas do varejo que viabilizam a logística reversa, para que o material retorne à Plastiweber e seja reinserido na cadeia produtiva. Somente em 2022, a empresa transformou mais de 377 milhões de embalagens plásticas, produzindo mais de 8.209 toneladas de embalagens a partir de matéria-prima pós-consumo.
Foto: Plastiweber
Leia também:
Reciclagem e valorização de resíduos em discussão
Economia circular na cadeia do plástico
Mais Notícias CCM
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026
Desde o inicio das suas operações como gestora da logística reversa dos resíduos de eletroeletrônicos, a ABREE contabiliza 190 mil toneladas de eletroeletrônicos recuperados, sendo 21% constituídos por materiais plásticos.
03/02/2026
Instituição dos Estados Unidos que promove a reciclagem de carpetes lançou um scanner que identifica os componentes de carpetes, facilitando a triagem e o trabalho dos recicladores e de fabricantes de compostos de poliamida.
27/01/2026