O livro “Capacidade tecnológica e inovação: Desafios para a transição industrial e econômica do Brasil, de autoria do professor Paulo Negreiros Figueiredo, da FGV Ebape, foi publicado pela FGV Editora, a qual integra o conglomerado da Fundação Getulio Vargas (FGV).

 

A obra, com 624 páginas, aborda temas relacionados à indústria de manufatura como, por exemplo, os desafios na jornada para o avanço tecnológico no País, e trata de assuntos que vão além do chão de fábrica, tais como o estabelecimento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da cadeia produtiva, o que abrange o setor de usinagem.

 

De acordo com informações fornecidas à imprensa, a publicação traz dados que são provenientes de um estudo realizado por Paulo, o que inclui reflexões sobre alguns resultados obtidos a partir de esforços realizados no Brasil no que diz respeito ao aumento da capacidade tecnológica na indústria e em outras áreas, além de inovação e desenvolvimento econômico.

 

Conforme comentou o professor, o Brasil tem “uma nova oportunidade, que não pode ser desperdiçada, de identificar questões-chave que merecem uma cuidadosa implementação de estratégias para vencer o seu atraso tecnológico, e obter um real aumento da sua taxa de inovação para adicionar mais valor à sua produção”. O autor também faz recomendações que visam contribuir para a elaboração de estratégias centradas na inovação e no aumento da capacidade tecnológica em território nacional.

 

No site da editora podem ser obtidas mais informações sobre o livro, que é comercializado em versão física, pelo preço sugerido de R$ 322,00, ou em formato digital, R$ 192,00.


 

Imagem: FGV Editora/Divulgação.


 

Leia também:

 

Guia de manutenção preditiva gratuito

 

Programa visa aproximar indústria e academia

 

Estudo do desgaste de fresas sob diferentes condições de usinagem

 

#FGVEditora #Livro #MáquinaseMetais



Mais Notícias CCM



Metal mecânica se destaca na demanda por robôs industriais

Novo relatório da Federação Internacional de Robótica destaca o protagonismo da China no consumo de robôs e a importância do setor metal mecânico como consumidor desses equipamentos.

02/10/2025


EMO reúne startups provedoras de tecnologias auxiliares à usinagem

Na feira que já começou na Alemanha as startups apresentarão sistemas para gestão de dados da produção baseados em inteligência artificial e IoT Industrial.

22/09/2025


CNC da Mitsubishi Electric passa a contar com novos recursos

A linha de CNCs M8V passou por atualização e será comercializada pela Mitsubishi Electric Brasil. Os comandos possuem recursos aprimorados que facilitam a integração de robôs industriais para a realização de trabalhos complementares à usinagem.

08/09/2025