Uma parceria formada entre o Centro para a Quarta Revolução Industrial do Brasil (C4IR Brasil) e diversas instituições ligadas à indústria de manufatura levou à criação do Guia de Manutenção Preditiva (GMP), um caderno que tem formato digital e que está disponível para download gratuito.

 

O conteúdo apresentado no guia está distribuído em sete capítulos, nos quais são abordados desde os princípios da manutenção preditiva, passando pela previsão de falhas e treinamento para o desenvolvimento de trabalhos de manutenção – assuntos que fazem parte da rotina de empresas do setor de usinagem como, por exemplo, ferramentarias –, até alguns estudos de caso, que são tratados na última parte da publicação.

 

No capítulo 1, intitulado “A manutenção preditiva e sua importância”, o leitor vai se deparar com tópicos sobre a manutenção preditiva no chão de fábrica e níveis de maturidade da manutenção, além de tecnologias facilitadoras, fatores críticos, entre outros temas.

 

Denominado “Processo de implementação de manutenção preditiva”, o terceiro capítulo aborda a construção de modelos de manutenção, incluindo tópicos sobre a classificação e definição de ativos e processos a serem supervisionados, assim como o levantamento do histórico de manutenções realizadas em parques fabris. Esta parte também trata de parâmetros que devem ser usados, da avaliação de tecnologias aplicáveis e da otimização de algoritmos visando ao monitoramento de processos de forma contínua.

 

O quarto capítulo aborda a coleta e o processamento de dados, abrangendo também o fluxo de informações junto aos processos produtivos, formas de obtenção de dados provenientes de plantas industriais, conectividade e comunicação entre departamentos, e cibersegurança. Já o capítulo seguinte tem como tema central o processo de predição de falhas, no qual há discussões sobre os desafios da implementação de sistemas alinhados com os conceitos de aprendizagem de máquina (Machine Learning). 

 

A última parte do guia, composta pelos capítulos 6 e 7, trata, respectivamente, de treinamento para o desenvolvimento de trabalhos fundamentados na manutenção preditiva e de estudos de caso. Um deles diz respeito à implementação de uma plataforma de gestão inteligente da manutenção industrial, ao passo que são abordados os desafios e os objetivos desse e de outros trabalhos. 

 

O guia tem 95 páginas e pode ser baixado gratuitamente pelo site do C4IR Brasil.

 

 

Imagem: C4IR Brasil/Divulgação.

 

 

Leia também:

 

Fresadora vai operar por comando de voz

 

Laboratório de cibersegurança industrial foi inaugurado na capital paulista

 

Previsão de fraturas dúcteis em simulações computacionais da conformação mecânica

 

#C4IRBrasil #GuiadeManutençãoPreditiva #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Retificadora, agora em modelo modular

A Junker desenvolveu um equipamento modular para retificação de peças usinadas que pode operar com o auxílio de robôs e sistemas automatizados.

19/02/2024


Feira TMTS terá a transformação digital e indústria verde como temas

Evento que acontece em Taiwan contará com fóruns sobre o futuro da indústria de manufatura e o desenvolvimento de máquinas inteligentes.

05/02/2024


Usinagem. Treinamento presencial e on-line

Cursos de programação para equipamentos de usinagem oferecidos pelo Senai, e de fresamento CAM fornecido pela Render Cursos, seguem com inscrições abertas.

05/02/2024