A demanda por materiais que atendam às políticas de sustentabilidade das empresas usuárias de produtos plásticos tem crescido e fez com que a Apta Resinas (Estância Velha, RS) buscasse no mercado parcerias para incluir em seu mix de produtos alguns grades do poli(ácido láctico) (PLA) Luminy, bioplástico de origem renovável e compostável. Os biopolímeros possuem as certificações TUV – de compostabilidade, e USDA – de garantia de fonte renovável.

 

A representação é recente e foi anunciada durante a última feira Plástico Brasil, assim como o acordo de exclusividade fechado no final de 2022 com a norte-americana Kraiburg para a comercialização local dos grades de elastômeros termoplásticos Thermolast K e M (TPSs) e Thermolast R (TPE). Os mercados a serem atendidos com esses novos grades incluem as indústrias automobilística e médica.

 

Outra linha que passou a ser comercializada pela Apta com exclusividade são os EVAs da saudita Sipchem, voltados para aplicações na indústria calçadista e de produtos para o mercado fitness, em constante crescimento no Brasil.

 

Tamy Rosa, coordenadora de Inovação e Tecnologia de Aplicação da Apta, informou que as novas representações são resultado de uma prospecção cuidadosa do mercado e são acompanhadas de treinamento de todo o corpo técnico da empresa junto aos fabricantes dos novos materiais, em seus países de origem.

 

Todos os novos grades já estão disponíveis, ao lado de linhas já comercializadas pela empresa, de fabricantes como Exxon Mobil, Lotte Chemical, Ineos, Lubrizol, Radici e Formosa.

 

 

Imagem: catálogo Apta

 

 

Leia também:

 

 

Inscrições abertas para encontro sobre bioplásticos

 

Hidrogênio verde e as perspectivas para o setor de plásticos

 



Mais Notícias CCM



Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado

Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.

29/07/2025


Estudo mapeia produtos químicos presentes nos materiais plásticos

Levantamento publicado pela revista Nature revela que os materiais plásticos contêm mais de 16 mil substâncias químicas, muitas delas com riscos potenciais para a saúde humana. O mapeamento fornece também uma base para o desenvolvimento de plásticos mais seguros e sustentáveis.

22/07/2025


PET reciclado será usado na fabricação de big bags

A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.

14/07/2025