Ampliar a criação de hubs dedicados ao desenvolvimento de produtos feitos com grafeno no Brasil é um dos objetivos do UCSGraphene, centro de pesquisa especializado em nanomateriais, que integra o conglomerado da Universidade de Caxias do Sul (RS).


De acordo com Diego Piazza, professor e coordenador do UCSGraphene, que forneceu informações à Plástico Industrial, a instituição está aberta a parcerias com empresas e instituições de pesquisa e ensino que já atuam no setor de nanomateriais e/ou que tenham interesse em ingressar nesta área.


 

Segundo Diego, “Além do hub de desenvolvimento de produtos que têm grafeno em sua composição pensados para a indústria automotiva, que já está na ativa e do qual fazemos parte, temos interesse em fazer parcerias com desenvolvedores de embalagens, filmes e de itens diversos, por exemplo”. 


O coordenador do UCSGraphene abordou assuntos relacionados ao mercado de grafeno, fazendo comentários sobre o grande potencial desse setor no País, em uma apresentação realizada no Parque de ideias, evento realizado paralelamente à Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico, trazendo uma programação de palestras ministradas por especialistas de diversas áreas ligadas à indústria de transformação de polímeros.


Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail diego.piazza@ucs.br. 


 

Imagem: Pixabay


 

Leia também:

 

Grafeno, um material à espera de parcerias

 

Sai a norma brasileira sobre caracterização de grafeno

 

PE com grafeno, sob medida para a indústria do hidrogênio

 

#UCSGraphene #Grafeno #Nanomateriais #PlásticoIndustrial



Mais Notícias CCM



Polímeros avançam na indústria de dispositivos médicos

Desenvolvimentos para o setor hospitalar incluem resinas para guias cirúrgicas com redução de até 70% de peso, compostos biocompatíveis para implantes e polímeros resistentes à esterilização a vapor.

03/11/2026


Ciência dos polímeros será tema de evento no Rio de Janeiro

Em novembro o Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA) vai realizar a nova edição da “Semana de polímeros”.

03/11/2026


Setor de plásticos retomou otimismo, aponta CNI

Impulsionado pelas expectativas de mercado para os próximos meses, o ICEI do segmento ultrapassou a linha de 50 pontos, acompanhando a recuperação da confiança industrial no País.

03/11/2026