A DSM Engineering Materials (Países Baixos), com subsidiária em São Paulo (SP), anunciou o lançamento da Lucidiris, uma ferramenta para o desenvolvimento de materiais plásticos alimentada por inteligência artificial (IA).
Além de prever as propriedades mecânicas dos materiais com base na aplicação que eles terão, o sistema avalia o melhor conjunto de cores de acordo com propriedades mecânicas críticas, elaborando receitas para formulações com maior chance de bom desempenho.
A ferramenta foi desenvolvida com base em informações sobre vários tipos de materiais de alto desempenho e em breve terá também em sua biblioteca as resinas recicladas.
A tecnologia de inteligência artificial empregada é protegida por patente e vai ajudar os clientes da DSM a reduzir o tempo de lançamento no mercado ao desenvolver materiais de alto desempenho com cores e propriedades específicas para uma grande variedade de aplicações.
Entre os recursos do Lucidiris estão a possibilidade de prever as melhores cores e propriedades mecânicas dos compostos poliméricos após a adição de ingredientes coloridos, associando-as a propriedades críticas, e propor ingredientes para adicionar a um composto para atender às propriedades desejadas.
Angelika Schmidt, gerente global de pesquisa em polímeros de desempenho da DSM, informou que o Lucidiris representa mais um passo na digitalização do desenvolvimento de produtos. “O que já podemos fazer para o desenvolvimento de cores hoje, será possível para o desenvolvimento de produtos no futuro. A combinação da inteligência humana com a aprendizagem de máquina nos permitirá chegar a receitas bem-sucedidas com muito menos iterações e, portanto, tempos de desenvolvimento muito mais curtos para nossos clientes”, concluiu.
Foto:DSM
Conteúdo relacionado:
As cores de 2023, na visão de quem fornece
Competências que podem acelerar a digitalização da indústria
#DSM
#Lucidiris
Mais Notícias CCM
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026