
Levantamento realizado pela Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins (Adirplast) mostrou que houve aumento de cerca de 5,5% das vendas de produtos plásticos fornecidos pelos seus associados em 2022 em comparação a 2021.
De acordo com a instituição, observando separadamente o desempenho de cada setor, o segmento que apresentou maior crescimento de vendas, de aproximadamente 13,3% entre o ano passado e o anterior, foi o de produtos feitos com polipropileno biorientado+poliéster biorientado (BOPP+BOPET).
O segundo lugar do ranking ficou para o ramo de resinas commodities, que apresentou alta de 4,7% de suas vendas nos dois últimos anos. Em se tratando do segmento de plásticos de engenharia, as vendas feitas no ano passado tiveram aumento de 0,6%, as quais praticamente se igualaram às observadas em 2021.
Laercio Gonçalves, presidente da Adirplast, comentou mais sobre este assunto: “no que diz respeito às vendas de todos os produtos com que nossos associados trabalham, e isso inclui filmes, plásticos de engenharia e resinas commodities, chegamos a um montante de 247.008 toneladas em 2022. É claro que isso não reflete o desempenho dos mercados individualmente, mas mesmo assim nos aponta uma melhora”.
Já Ricardo Mason, da Fortymil, comentou sobre o desempenho do ramo de resinas commodities, que, segundo ele, teve grande impulso na comercialização de poliestireno (PS), área que, isoladamente, teve alta de 16% em relação a 2021: “no caso das poliolefinas, os volumes se mantiveram praticamente estáveis, o que é bastante coerente com o que estamos vendo no mercado”.
Para 2023, na visão de Laercio Gonçalves, algumas das diretrizes a serem seguidas são, “seguir trabalhando e fazendo o nosso melhor. Se manter informado e se preparar para enfrentar os problemas, que são tarefas importantes para qualquer empresário”.
No site da Adirplast podem ser obtidas mais informações.
Imagem: Pixabay
Confira mais conteúdo:
Tecnologia e confiança no mercado brasileiro
Como exportar produtos em 2023
#Adirplast #AltadasVendas #Pesquisa #PI
Mais Notícias CCM
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026