A Cimlogic (Reino Unido), especialista em soluções de manufatura digital, anunciou o lançamento de um módulo do seu sistema de execução de manufatura (MES, de Manufacturing Execution System) dedicado exclusivamente ao gerenciamento de energia em plantas industriais, com especial ênfase nas operações de usinagem de metais.
O recurso foi apresentado na feira norte-americana IMTS, que ocorreu em Chicago (EUA), no final do ano passado, e monitora o uso de energia e insumos (água, ar, gás, eletricidade e vapor) em tempo real, auxiliando fabricantes globais a melhorar sua eficiência operacional, reduzir o desperdício e fortalecer seu status de responsabilidade social e fabricação sustentável.
A ferramenta permite alinhar dados de uso de energia com dados de produção para identificar oportunidades de melhora da eficiência, integrando recursos de coleta de dados e geração de relatórios que permitem prever com precisão as demandas de energia e combiná-los com a possibilidade de redução de carga da produção em períodos específicos. A emissão de alertas do sistema em tempo real suprem os operadores da linha de frente com as informações necessárias para tomar ações corretivas para reduzir o custo de fabricação.
Stephen Richardson, gerente de produtos da Cimlogic, comentou: “À medida que o custo da energia e dos materiais continua aumentando, os fabricantes estão se concentrando em maneiras de reduzir o consumo e alcançar uma produção sustentável. A implementação de recursos de automação é fundamental para alcançar isso”.
Especializada em manufatura digital, a Cimlogic é também desenvolvedora de sistemas relacionados às tecnologias que compõem o conceito de Indústria 4.0, tais como iIoT, sistemas baseados em nuvem, simulação e gêmeos digitais.
Imagem: Captura de tela do módulo de gerenciamento de energia da Cimlogic
Leia também:
Como o padrão MT Connect se tornou o meio de comunicação entre máquinas CNC
Nova versão do OPC UA integra função de inventário industrial
#eficiênciaenergética
Mais Notícias CCM
Novo relatório da Federação Internacional de Robótica destaca o protagonismo da China no consumo de robôs e a importância do setor metal mecânico como consumidor desses equipamentos.
02/10/2025
Na feira que já começou na Alemanha as startups apresentarão sistemas para gestão de dados da produção baseados em inteligência artificial e IoT Industrial.
22/09/2025
A linha de CNCs M8V passou por atualização e será comercializada pela Mitsubishi Electric Brasil. Os comandos possuem recursos aprimorados que facilitam a integração de robôs industriais para a realização de trabalhos complementares à usinagem.
08/09/2025