Gêmeos digitais e usinagem são assuntos cada vez mais próximos entre si. Pesquisadores do Instituto Fraunhofer para Máquinas-ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU) exploraram esta conexão e desenvolveram um método que gera réplicas virtuais para processos como fresamento, retificação, torneamento ou furação. Essas réplicas são trabalhadas por uma ferramenta de análise que calcula e exibe os parâmetros relevantes de um determinado ponto da peça a ser produzida. A cópia espelha com precisão o comportamento do processo e permite que correções e alterações sejam feitas sem a necessidade de execução de operações reais de testes, evitando gastos com matéria-prima e horas-máquina.

 

A ferramenta de análise de processo trabalha conectada ao comando numérico das máquinas de usinagem, gerando para cada tarefa de corte um gêmeo digital, baseado principalmente em dados de processo como, por exemplo, corrente de acionamento, velocidade de acionamento principal, avanço, dados de posição do fuso principal, dados da ferramenta, entre outros.

 

Dados relevantes para o planejamento, incluindo os de projeto da peça e da ferramenta de corte, são adquiridos pelo sistema e utilizados para criar a base para a integração de modelos de processo relevantes e determinar os parâmetros ideais para que sejam obtidos os melhores resultados do processo, tais como as forças de corte efetivas, potência de acionamento, etc. Como resultado, é gerada uma imagem digital do processo real de usinagem, na qual estão documentadas todas as variáveis relevantes, parâmetros e variáveis para descrever o resultado do trabalho.

 

A ferramenta foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o Instituto Fraunhofer IWU e mais quatro parceiras: a Universidade Técnica Dresden, a Universidade Helmut Schmidt de Hamburgo, a PMG Precision Mechanics GmbH e a AerTec Solution GmbH.

 

Imagens: Fraunhofer IWU


 

Leia também:

 

Como o padrão MT Connect se tornou o meio de comunicação entre máquinas CNC

 

Nova versão do OPC UA integra função de inventário industrial



 

#gêmeosdigitais

#FraunhoferIWU



Mais Notícias MM



Retificação auxiliada por IA. Um recurso para o trabalho com materiais difíceis.

Parceria entre indústria e instituto de pesquisa dá origem ao RoboGrinder, um sistema de retificação baseado em inteligência artificial que aprende a processar materiais complexos.

01/04/2024


Realidade aumentada para treinamento em usinagem

Conjunto tecnológico para simulação da Honeywell passou a contar com recursos de realidade aumentada que podem ser usados em ambiente de usinagem.

01/04/2024


Fabricante de aços inicia programa de transformação digital

A ArcelorMittal e o Habitat de Inovação SESI-SENAI vão desenvolver tecnologias facilitadoras para a produção de aços, o que faz parte de um acordo estabelecido entre as instituições.

18/03/2024