O Programa PotencializEE, liderado pelo Ministério de Minas e Energia e coordenado em parceria com a agência alemã de cooperação internacional GIZ Brasil – que contabilizou 785 companhias situadas no Estado de São Paulo inscritas no programa no mês de novembro de 2022 –, lançou recentemente o “Catálogo Virtual de Tecnologias de Eficiência Energética”, que reúne informações sobre tecnologia para se obter eficiência energética na indústria de manufatura, e que está disponível para empresas do ramo metalmecânico como, por exemplo, prestadores de serviços de estamparia ou de anodização.

 

Novo espaço virtual para divulgação de informações sobre eficiência energética está disponível para empresas do setor metalmecânicoAs instituições têm como objetivo incentivar a troca de informações sobre redução do consumo de energia elétrica em processos industriais, assim como outras formas de reduzir o consumo de recursos no chão de fábrica. Isso inclui tópicos a respeito de intervenções elétricas, indicadores de desempenho energético, testes e ensaios, medições, definições, entre outros.

 

O acesso ao catálogo é gratuito. O assessor técnico do PotencializEE, Wendell Pacheco, comentou mais sobre este assunto: “será um espaço onde fabricantes e representantes comerciais poderão mostrar suas tecnologias, assim como interessados em adquiri-las poderão consultar opções em um único lugar”. Ainda segundo o executivo, o objetivo é “ajudar as empresas a adotarem a tecnologia adequada, que proporcione inúmeros benefícios, promovendo o aumento da produtividade ao tornar os negócios mais competitivos e ambientalmente responsáveis”.

 

As instituições que conduzem o programa também informaram que os equipamentos abordados no catálogo virtual são divididos em três categorias, que são “intervenções elétricas”, “intervenções térmicas” e “gerenciamento de energia”. Já os equipamentos consistem em motores, ventiladores, bombas, coletores, caldeiras, além de outros.

 

 

Divulgação de tecnologias é permitida

 

Empresas fornecedoras de equipamentos que podem contribuir para a obtenção de eficiência energética em plantas industriais podem fazer parte do catálogo virtual. Para isso, é necessário acessar a página oficial do programa na internet e compartilhar dados dos produtos ofertados. Conforme foi informado pelas partes responsáveis pelo PotencializEE, também há o cadastro para empresas que desejam fornecer soluções para projetos do programa, que são conduzidos em parceria com o Senai

 

 

Meta para os próximos anos

 

As entidades que encabeçam o programa PotencializEE informaram à imprensa que entre as 785 empresas cadastradas até novembro último, cerca de 165 delas já contam com consultoria para a consolidação de projetos voltados para ações favoráveis à eficiência energética no chão de fábrica. Também foi informado que 25% dessas empresas são do setor de metalurgia e de fabricação de itens/produtos metálicos. Desse montante, 17% têm atuação na área de alimentos e bebidas, 12% são do setor do plástico e borracha, e 10% compõem a indústria de veículos, máquinas, equipamentos e peças.  

 

De acordo com os responsáveis pelo PotencializEE, a meta é atender mil empresas até o próximo ano. Mais informações podem ser obtidas aqui

 

 

Imagem: Freepik

 

 

Mais notícias do setor:

 

Nova aquisição no setor de aços

 

Transformação digital via processos robotizados

 

#PotencializEE #EficiênciaEnergética #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Novo sistema para lubrificação em corte e estampagem de metais

A Ansatz passou a comercializar um equipamento que faz a aplicação de fluido por aspersão. Ele é recomendado para conformação de chapas e usinagem.

22/04/2024


Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


THK lançará módulo posicionador de coordenadas cilíndricas

Equipamento pode ser usado para o posicionamento de chapas em equipamentos de corte e dobramento, por exemplo.

22/04/2024