Uma parceria estabelecida pela Romi (Santa Bárbara d’Oeste, SP) e o Centro Universitário Facens (Sorocaba, SP) tem como premissa aproximar a indústria metalmecânica e a academia. O acordo teve como fase inicial a inauguração de uma unidade voltada para o desenvolvimento de projetos universitários que envolvam o uso de equipamentos industriais, que aconteceu no dia 18 de novembro.
A unidade, na qual foram instalados equipamentos para a realização de trabalhos típicos do setor metalmecânico, tais como soldagem, se encontra no Laboratório de Inovações e Competições Estudantis (Lince), que integra o Centro Universitário Facens.

De acordo com informações fornecidas à imprensa, um dos objetivos das partes envolvidas é estabelecer a unidade como centro de desenvolvimento e fabricação de protótipos, peças e/ou componentes para diversos tipos de aplicações. Isso inclui a produção de peças para, por exemplo, robôs industriais, veículos, maquinário para o chão de fábrica, entre outros.
Segundo Paulo Roberto de Carvalho, diretor-executivo do centro universitário, “por meio desses novos maquinários, os alunos poderão realizar processos de prototipagem e usinagem, e conduzir experimentos para trabalhos em cursos de graduação e pós-graduação”. Segundo ele, isso também poderá contribuir para a aprendizagem dos alunos e sua futura carreira profissional.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3238-1188 e (19) 3455-9000, ou pelos e-mails facens@facens.br e contato@romi.com.
Imagem: Pixabay
Confira mais notícias:
Equipamento para soldagem de tubos
Investimento em corte a laser de tubos
#Facens #Romi #Metalmecânica #CCM
Mais Notícias CCM
O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.
08/12/2025
Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.
08/12/2025
A paulista Biolub criou lubrificantes aprimorados para os processos de conformação a frio. Aditivos como antioxidantes conferem mais funções aos produtos.
08/12/2025