Uma parceria estabelecida pela Romi (Santa Bárbara d’Oeste, SP) e o Centro Universitário Facens (Sorocaba, SP) tem como premissa aproximar a indústria metalmecânica e a academia. O acordo teve como fase inicial a inauguração de uma unidade voltada para o desenvolvimento de projetos universitários que envolvam o uso de equipamentos industriais, que aconteceu no dia 18 de novembro.
A unidade, na qual foram instalados equipamentos para a realização de trabalhos típicos do setor metalmecânico, tais como soldagem, se encontra no Laboratório de Inovações e Competições Estudantis (Lince), que integra o Centro Universitário Facens.

De acordo com informações fornecidas à imprensa, um dos objetivos das partes envolvidas é estabelecer a unidade como centro de desenvolvimento e fabricação de protótipos, peças e/ou componentes para diversos tipos de aplicações. Isso inclui a produção de peças para, por exemplo, robôs industriais, veículos, maquinário para o chão de fábrica, entre outros.
Segundo Paulo Roberto de Carvalho, diretor-executivo do centro universitário, “por meio desses novos maquinários, os alunos poderão realizar processos de prototipagem e usinagem, e conduzir experimentos para trabalhos em cursos de graduação e pós-graduação”. Segundo ele, isso também poderá contribuir para a aprendizagem dos alunos e sua futura carreira profissional.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3238-1188 e (19) 3455-9000, ou pelos e-mails facens@facens.br e contato@romi.com.
Imagem: Pixabay
Confira mais notícias:
Equipamento para soldagem de tubos
Investimento em corte a laser de tubos
#Facens #Romi #Metalmecânica #CCM
Mais Notícias CCM
Em fevereiro o UniSenai PR vai dar início a um curso de graduação em tecnologia para fabricação mecânica com formato presencial.
26/01/2026
A empresa norte-americana que tem escritório em SP anunciou uma nova liderança para sua rede de comercialização no País.
26/01/2026
Um conjunto formado por sensor e ambiente de dados em nuvem foi aplicado ao monitoramento de prensas em uma pesquisa desenvolvida na Alemanha.
26/01/2026