A alemã Trumpf, que tem unidade brasileira em Barueri (SP), apresentou a tecnologia de nanojuntas para corte a laser, o mais recente desenvolvimento dos seu setor de pesquisa, na feira interna Intech, realizada entre 17 e 20 de maio, na sede da empresa em Ditzingen (Alemanha).

A técnica consiste em separar as peças cortadas por uma junta de tamanho mínimo, evitando que o material se desloque ou incline enquanto o laser está cortando. Além de não deixar marcas nas peças como costuma ocorrer quando são formadas microjuntas, a nova tecnologia evita colisões durante o processo.

No caso de peças específicas, dependendo da forma, os usuários podem juntá-las de uma maneira que elimine completamente o desperdício de matéria-prima. As nanojuntas também tornam mais fácil para os trabalhadores destacarem as peças da chapa, como pode ser visto na foto ao lado.

De acordo com informações da empresa, na maioria dos casos, as nanojuntas eliminam completamente a necessidade de trabalhos de acabamento, pois a marca que elas deixam quando as peças são destacadas da chapa é pouco visível. Em contraste, as já conhecidas microjuntas causam danos no contorno muito mais visíveis, que posteriormente precisam ser corrigidos manualmente com o uso de ferramentas de desbaste.

A tecnologia de nanojuntas é adaptada às máquinas por meio de atualização de software e está disponível para equipamentos das séries TruLaser 5000 fiber, TruLaser 3000 fiber e TruLaser 1000 fiber. 

 

Foto: Trumpf

 

Leia também:

 

Soldagem a laser pode revolucionar a construção em aço

 

Manufatura avançada requer tecnologia e pessoas


 

#Trumpf   #Nanojuntas



Mais Notícias CCM



Nova unidade da Igus vai promover a automação de baixo custo

Um centro de automação foi inaugurado pela empresa alemã em Joinville (SC) para promover a disseminação do uso de sistemas robóticos em tarefas industriais.

11/07/2024


Lecar não vai mais produzir automóveis elétricos. Agora, só híbridos.

Empresa brasileira vai redirecionar esforços antes dedicados à fabricação de carros elétricos para o desenvolvimento de veículos híbridos flex, com sistema de tração elétrico.

01/07/2024


BMW inaugura estamparia de última geração para produzir carros elétricos

Estamparia com equipamentos de última geração foi inaugurada na unidade norte-americana da montadora alemã, criando mais de 200 novos empregos em áreas técnicas e operacionais.

01/07/2024