Nos dias 6 e 8 de dezembro de 2022 será realizado em ambiente virtual o curso “Nanocompósitos poliméricos à base de grafeno e outras cargas 2D: Processamento, caracterização e produtos”. O treinamento será conduzido por Guilhermino José Macêdo Fechine, engenheiro de materiais com especialização em engenharia química, e está sendo promovido pela ABPol – Associação Brasileira de Polímeros (São Carlos, SP).

 

A ABPol está promovendo um curso sobre nanomateriais à base de grafeno, que acontece em dezembro

A grade do curso será composta por aulas sobre a produção de nanomateriais poliméricos no atual cenário global tecnológico e econômico, caracterização de materiais bidimensionais usados como cargas e obtenção de matrizes poliméricas de alto desempenho. Também serão abordados diversos tipos de aplicações de nanomateriais poliméricos, que estão ganhando espaço em setores como médico-hospitalar, de engenharia, indústria química, entre outros.

 

Além disso, estão programadas sessões dedicadas a temas como, por exemplo, síntese e propriedades mecânicas, térmicas, elétricas, reológicas, tribológicas, ópticas e biológicas de cargas bidimensionais; aplicação de grafeno; semelhanças e diferenças entre cargas bidimensionais; métodos de adição de cargas bidimensionais às matrizes poliméricas; matrizes termoplásticas e termofixas; e nanocompósitos híbridos.

 

A carga horária do treinamento é de aproximadamente seis horas, que será dividida em dois blocos de três horas. O início de cada um deles está previsto para às 9 horas.

 

Mais informações podem ser obtidas no site da ABPol.


 

 

Imagem: Freepik


 

 

Leia também:

 

Instituto de pesquisa em grafeno anuncia parceria com aceleradora

 

Nanotecnologia e polímeros

 

Novos polímeros com grafeno, mais resistentes e sustentáveis

 

#ABPol #Grafeno #Curso #PI



Mais Notícias CCM



Mais soluções avançadas em materiais compósitos no ar

Boeing e Syensqo renovam acordo para fornecimento de compósitos em apoio a programas comerciais e de defesa.

16/03/2026


Processo simplifica conversão de óleo de pirólise em matéria-prima de grau cracker

Parceria da Clariant com a Borealis e o instituto SINTEF resultou na remoção de contaminantes de óleo de pirólise, convertendo quimicamente resíduos de difícil reciclagem em materiais de alta pureza com propriedades equivalentes às de poliolefinas virgens.

16/03/2026


Neste inaugura unidade de reciclagem química de plásticos

Com aporte de 111 milhões de euros, a nova unidade da empresa finlandesa vai ter capacidade de 150 mil toneladas anuais. A companhia defende a revisão das regras da União Europeia para garantir que o refino químico seja contabilizado nas metas globais de conteúdo reciclado.

16/03/2026