Os profissionais da área de corte e conformação de metais poderão acompanhar uma programação de cursos que serão realizados em ambiente virtual entre outubro e dezembro de 2022. Os treinamentos estão sendo promovidos pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM).

 

Os encontros serão compostos por apresentações sobre diversos temas relacionados ao processamento de chapas, tubos e perfis metálicos como, por exemplo, soldagem e tratamento térmico ou químico, além de equipamentos voltados para trabalhos nesses setores.

 

Confira quais são esses eventos e saiba como participar a seguir.

 

ABM está promovendo cursos sobre diversos temas ligados à indústria metalmecânica

De 17 de outubro a 1 de novembro acontece o curso “Fundamentos sobre inclusões não-metálicas em aços”, que será ministrado pelo professor Wagner Viana Bielefeldt. Serão abordados temas relacionados à fabricação de aços, tais como os conceitos básicos no estudo de inclusões não-metálicas e otimização de processos na operação de aciaria. De acordo com a instituição, haverá sessões voltadas para o debate dos temas abordados, bem como sobre outros assuntos relacionados ao setor metalmecânico. As aulas serão iniciadas às 15 horas e encerradas às 17 horas.

 

Está programado para acontecer entre os dias 18 e 24 de outubro o curso “Soldagem dos aços”, que será ministrado por Maurício David Martins das Neves. O treinamento será voltado para temas relacionados à soldagem de metais, tais como a influência dos processos de soldagem nas propriedades mecânicas e microestruturais de cordões de solda, o que irá abranger a confecção de juntas para a união de diversos tipos de aços e ligas metálicas. O curso tem início previsto para as 15 horas, com término às 17 horas.

 

Entre os dias 3 e 16 de novembro acontece o curso “Metalurgia do alumínio para não metalurgistas”, o qual será coordenado pelo Corpo Docente formado por Ayrton Filleti, Jefferson Malavazi, João Graciolli e Marcelo Gonçalves. As aulas terão como tema central a indústria do alumínio, e serão abordados os processos ligados à fabricação de peças, componentes, estruturas e outros produtos a partir do uso de ligas de alumínio. Além disso, os participantes terão acesso a informações sobre as principais ligas de alumínio e diferentes tipos de aplicação. A ABM informou que estão programadas para este treinamento sessões a respeito da reciclagem do alumínio e preservação ambiental, entre outros temas. As aulas serão realizadas das 14 às 16 horas.

 

De 7 de novembro a 7 de dezembro será realizado o treinamento “Siderurgia para não siderurgistas”, com coordenação/docência de José Roberto Bolota, Marcelo Carboni, Andre Siqueira de Lima, Antonio Augusto Gorni, Antonio Malynowskyj, Eduardo Emery, Rubens Faco e Valdir Anderson Silvério. Este treinamento abrange os conceitos do processo siderúrgico e traz uma visão geral sobre o setor de siderurgia no Brasil e no mundo. Serão realizadas aulas sobre as etapas do processo siderúrgico, abordando também as características de matérias-primas e o produto final. Além disso, serão discutidas as tendências deste setor.

 

Inscrições e mais informações podem ser obtidas aqui.

 

 

Imagem: Pixabay

 

 

Leia também:

 

Software para perfiladeiras em nova versão

 

Tudo sobre prensas - coluna do especialista em prensas Natal Pasqualetti Neto

 

#ABM #Cursos #Online #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


Tratamento de efluentes industriais será tema de seminário

Técnicas de recuperação da água em que são descartados poluentes oriundos de operações industrias serão debatidas em evento no interior de São Paulo.

22/04/2024


Bolsas de estudo para profissionais da indústria

O programa Inova Talentos promove concurso de bolsas de estudo de até R$ 8,4 mil para áreas como engenharia mecânica e de materiais.

08/04/2024