Os profissionais da área de corte e conformação de metais poderão acompanhar uma programação de cursos que serão realizados em ambiente virtual entre outubro e dezembro de 2022. Os treinamentos estão sendo promovidos pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM).

 

Os encontros serão compostos por apresentações sobre diversos temas relacionados ao processamento de chapas, tubos e perfis metálicos como, por exemplo, soldagem e tratamento térmico ou químico, além de equipamentos voltados para trabalhos nesses setores.

 

Confira quais são esses eventos e saiba como participar a seguir.

 

ABM está promovendo cursos sobre diversos temas ligados à indústria metalmecânica

De 17 de outubro a 1 de novembro acontece o curso “Fundamentos sobre inclusões não-metálicas em aços”, que será ministrado pelo professor Wagner Viana Bielefeldt. Serão abordados temas relacionados à fabricação de aços, tais como os conceitos básicos no estudo de inclusões não-metálicas e otimização de processos na operação de aciaria. De acordo com a instituição, haverá sessões voltadas para o debate dos temas abordados, bem como sobre outros assuntos relacionados ao setor metalmecânico. As aulas serão iniciadas às 15 horas e encerradas às 17 horas.

 

Está programado para acontecer entre os dias 18 e 24 de outubro o curso “Soldagem dos aços”, que será ministrado por Maurício David Martins das Neves. O treinamento será voltado para temas relacionados à soldagem de metais, tais como a influência dos processos de soldagem nas propriedades mecânicas e microestruturais de cordões de solda, o que irá abranger a confecção de juntas para a união de diversos tipos de aços e ligas metálicas. O curso tem início previsto para as 15 horas, com término às 17 horas.

 

Entre os dias 3 e 16 de novembro acontece o curso “Metalurgia do alumínio para não metalurgistas”, o qual será coordenado pelo Corpo Docente formado por Ayrton Filleti, Jefferson Malavazi, João Graciolli e Marcelo Gonçalves. As aulas terão como tema central a indústria do alumínio, e serão abordados os processos ligados à fabricação de peças, componentes, estruturas e outros produtos a partir do uso de ligas de alumínio. Além disso, os participantes terão acesso a informações sobre as principais ligas de alumínio e diferentes tipos de aplicação. A ABM informou que estão programadas para este treinamento sessões a respeito da reciclagem do alumínio e preservação ambiental, entre outros temas. As aulas serão realizadas das 14 às 16 horas.

 

De 7 de novembro a 7 de dezembro será realizado o treinamento “Siderurgia para não siderurgistas”, com coordenação/docência de José Roberto Bolota, Marcelo Carboni, Andre Siqueira de Lima, Antonio Augusto Gorni, Antonio Malynowskyj, Eduardo Emery, Rubens Faco e Valdir Anderson Silvério. Este treinamento abrange os conceitos do processo siderúrgico e traz uma visão geral sobre o setor de siderurgia no Brasil e no mundo. Serão realizadas aulas sobre as etapas do processo siderúrgico, abordando também as características de matérias-primas e o produto final. Além disso, serão discutidas as tendências deste setor.

 

Inscrições e mais informações podem ser obtidas aqui.

 

 

Imagem: Pixabay

 

 

Leia também:

 

Software para perfiladeiras em nova versão

 

Tudo sobre prensas - coluna do especialista em prensas Natal Pasqualetti Neto

 

#ABM #Cursos #Online #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Concurso de projetos de inovação tem foco na indústria

O SENAI e o SESI buscam parcerias com startups para a criação de projetos voltados à educação, em um programa que vai disponibilizar R$ 4 milhões.

01/07/2024


O 16o Enafer acontece em Santa Catarina

A nova edição do Encontro Nacional de Ferramentarias contará com a participação da TopSolid’Brasil.

17/06/2024


Cursos gratuitos do setor metal mecânico no SENAI

Unidades SENAI de São Paulo recebem até o início de junho inscrições para cursos gratuitos destinados à qualificação para o primeiro emprego. A modalidade inclui cursos para o setor de soldagem, corte e conformação de metais.

29/05/2024