A Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou os dados estatísticos referentes ao desempenho do setor no terceiro trimestre deste ano, revelando uma melhora do desempenho. Em coletiva de imprensa, foi informado que a  média diária de 9,2 mil emplacamentos, registrados no mês de setembro, foi a melhor do ano, uma boa notícia para as empresas do setor de estampagem de metais, que têm nesta indústria um importante mercado consumidor.

 

Os dados são animadores, levando-se em conta o primeiro trimestre tímido devido à falta de componentes eletrônicos e um segundo trimestre de início de melhora. Na soma dos meses de julho, agosto e setembro, a produção de automóveis foi de 665 mil unidades, 11,6% maior que no trimestre anterior. Sob o mesmo ângulo de comparação, as vendas cresceram 14,3% e as exportações recuaram 15,2%.

 

Já o levantamento mensal feito pela Anfavea registrou em setembro números inferiores aos recordes de agosto, muito em função do mês com dois dias úteis a menos. “Historicamente, setembro não repete os bons números de agosto, um mês mais longo e sem feriados, mas gostaria de destacar a contínua evolução da média diária de vendas desde janeiro, atingindo 9,2 mil emplacamentos por dia útil, melhor resultado do ano, indicando que as projeções da associação serão atingidas”, afirmou o presidente da entidade, Márcio de Lima Leite.

 

Melhora em todos os índices

 

Na comparação de setembro com agosto, a produção de 207,8 mil autoveículos foi 12,7% menor, os emplacamentos de 194 mil recuaram 7% e as exportações de 28,5 mil caíram 39%, em função das recentes restrições impostas pela Argentina, do esgotamento da cota de isenção para a Colômbia e de problemas logísticos. Porém, quando comparados a setembro de 2021, todos os índices melhoraram: 19,3% de alta na produção, 25,1% nas vendas e 19,3% nas exportações.

 

Quanto ao acumulado do ano, houve ganhos na produção (6,3%) e nas exportações (31,2%), além de leve recuo nos emplacamentos (4,7%). O segmento com recuperação mais consistente foi o de ônibus, com alta acumulada no ano de 63,6% na produção, 8,8% nos licenciamentos e 39% nas exportações.

 

O setor de caminhões, em contrapartida, mantém patamares similares aos do ano passado, quando teve forte crescimento em função do agronegócio e do aumento das atividades de entrega (delivery). Espera-se agora uma alta nas encomendas de frotistas durante a Fenatran, maior feira latino-americana de transportes, prevista para os dias 7 a 11 de novembro, no São Paulo Expo.

 

Foi divulgado também que o segmento de máquinas autopropulsadas continua a apresentar excelente desempenho: no acumulado até agosto (há defasagem de um mês nos números) houve crescimento de 33% nas vendas e de 19% na exportação. Já as agrícolas registraram alta de 24% nas vendas no atacado e 11% nos embarques para outros países. Foi observado também que a disponibilidade de recursos para financiamentos poderá melhorar esses resultados.

 

Foto: Obi - @pixel6propix / Unsplash


 

Leia também:


 

Setor de óleo e gás concentra investimentos e oportunidades

 

Avanço do agronegócio aquece o setor de aços


 

#Anfavea



Mais Notícias CCM



Novo sistema para lubrificação em corte e estampagem de metais

A Ansatz passou a comercializar um equipamento que faz a aplicação de fluido por aspersão. Ele é recomendado para conformação de chapas e usinagem.

22/04/2024


Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


THK lançará módulo posicionador de coordenadas cilíndricas

Equipamento pode ser usado para o posicionamento de chapas em equipamentos de corte e dobramento, por exemplo.

22/04/2024