Uma película fabricada a partir da resina polivinil butiral (PVB) projetada para chamar a atenção de aves, para evitar que elas se choquem contra áreas envidraçadas de edifícios, por exemplo, foi desenvolvida a partir de uma parceria entre a Eastman, com sede nos Estados Unidos e escritório comercial em São Paulo (SP), e a Seen AG (Suíça).

 

Película que ajuda a evitar a colisão de pássaros contra edifícios chega ao mercado brasileiro 

A película chamada Saflex FlySafe 3D já está disponível no mercado brasileiro. Ela possui insertos tridimensionais e reflexivos com capacidade para captar luz, os quais, a partir disso, passam a emanar um brilho sutil que pode alertar os pássaros e fazer com que eles desviem do obstáculo. 

 

Em comunicado à imprensa, foi informado que a película pode ser aplicada em menos de 1% da área total do vidro, graças aos seus insertos tridimensionais. Também foi divulgado que o produto recebeu uma avaliação da American Bird Conservancy como fator de ameaça abaixo de 10, após ter sido submetido a ensaios de transmissão e reflexão de luminosidade em laboratórios especializados em colisão na Áustria.

 

Um exemplo de aplicação da película pode ser visto no vídeo a seguir.

 

O filme de PVB pode ser aplicado em janelas, portas, claraboias, fachadas, entre outros. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3579-1800.
 

 

 

Imagens: Eastman

 

 

Mais notícias:

 

Fabricação de canudos com materiais sustentáveis

 

Parceria promoverá a fabricação de telhas ecológicas

 

#AmericanBirdConservancy #Eastman #PVB #PI



Mais Notícias CCM



Guia de tendências de cores terá participação de transformadores

O Color Trend 2027 será lançado em novembro e empresas interessadas em contribuir com pesquisas podem se cadastrar até o fim de junho.

16/06/2026


Haitian e Hennecke integram tecnologias de injeção e revestimento

Parceria entre desenvolvedoras une injetoras multimateriais a sistemas de dosagem de poliuretano sob alta pressão para efetuar o acabamento de peças para o setor automotivo já no interior do molde, eliminando a etapa de pintura.

16/06/2026


Congresso de embalagens será realizado em SP

Acontece em julho na capital paulista o Congresso Instituto de Embalagens Pack Tech 2026.

16/06/2026