O Grupo Ambipar (Nova Odessa, SP), multinacional brasileira que atua na gestão ambiental, anunciou a criação da Ambipar Certification, empresa especializada em serviços de certificação, que vai atuar na avaliação de produtos, serviços e processos, a fim de verificar o cumprimento de normas e requisitos legais relacionados à gestão de resíduos.

 

Acreditada como um Organismo de Certificação (OCP) pelo Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO), a Ambipar Certification irá conceder o Selo Verde a empresas avaliadas que tenham cumprido os requisitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o que pode incluir práticas de valorização dos resíduos e de economia circular, muitas delas associadas à reciclagem de produtos plásticos.

Submetido a auditorias independentes e específicas para a certificação de serviços ou processos - conforme estabelece as NBR 17.065 e NBR 17.067 - o Selo Verde foi lançado em uma cerimônia realizada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), no dia 30 de junho.

 

Para a renovação da certificação, além de manutenções periódicas anuais, as empresas serão reavaliadas a cada três anos e novamente submetidas aos processos de análise para averiguar o atendimento às diretrizes e requisitos exigidos, bem como à PNRS. Se aprovada, a empresa novamente recebe o selo.

 

Primeira empresa certificada

A primeira empresa a ser certificada com o Selo Verde será a Titan Pneus (São Paulo, SP), cujo processo de certificação teve início em maio deste ano. A empresa já possui a certificação internacional ISO 14001, mas optou também por uma auditoria independente para sua gestão de resíduos. “Estamos muito orgulhosos por sermos a primeira empresa a receber o Selo Verde da Ambipar. Além de cumprirmos com todas as normas legais para uma indústria localizada na cidade de São Paulo, somos referência em ações relacionadas ao meio ambiente e sociais”, comemorou Edson Tebaldi, diretor geral da Titan Pneus.

 

Foto: Ambipar


 

Conteúdo relacionado:

 

Programa federal vai incentivar investimentos privados em reciclagem

Avanços na reciclagem química dos plásticos


 

#AmbiparCertification #SeloVerde



Mais Notícias CCM



Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado

Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.

29/07/2025


Estudo mapeia produtos químicos presentes nos materiais plásticos

Levantamento publicado pela revista Nature revela que os materiais plásticos contêm mais de 16 mil substâncias químicas, muitas delas com riscos potenciais para a saúde humana. O mapeamento fornece também uma base para o desenvolvimento de plásticos mais seguros e sustentáveis.

22/07/2025


PET reciclado será usado na fabricação de big bags

A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.

14/07/2025