Entidades do setor de aços e de engenharia estão elaborando um projeto voltado para a criação de uma norma técnica específica para a construção de estruturas metálicas verticais usadas na área de telecomunicações, as quais são fabricadas a partir de processos de corte, conformação e soldagem de tubos e perfis metálicos.

Para isso, representantes da Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM) e da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE) se uniram e criaram um comitê chamado “Grupo de trabalho – Normalização de Projetos de Torres de Telecomunicações”.
Em comunicado à imprensa, foi informado que a ideia de execução desse trabalho surgiu a partir de discussões sobre a revisão da norma técnica, consolidada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR 8800:2008 – Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios.
Tomás Vieira, engenheiro e diretor do departamento de estruturas metálicas da ABECE, comentou que “algumas especificidades de projeto de torres metálicas para o ramo de telecomunicações não eram contempladas no texto desta norma, e pensou-se em abordá-las em um anexo a ela”.
De acordo com informações divulgadas pelas instituições, o comitê responsável pelo projeto passou a contar com membros de empresas associadas. Além disso, uma série de encontros programados pelas partes envolvidas para os próximos meses contará com reuniões abertas à participação de profissionais da indústria metalmecânica e de outros segmentos.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3816-6597 ou (11) 3938-9400.
Imagem: Pixabay
Mais notícias do ramo:
Corte a laser para peças de pequenas dimensões
Equipamentos e serviços com foco na soldagem automatizada
#NovaNormaTécnica #ABCEM #ABECE #CCM
Mais Notícias CCM
O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.
08/12/2025
Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.
08/12/2025
A paulista Biolub criou lubrificantes aprimorados para os processos de conformação a frio. Aditivos como antioxidantes conferem mais funções aos produtos.
08/12/2025