A holandesa colorFabb disponibiliza o stoneFill Moss Green, nome dado ao seu filamento de poli(ácido láctico) (PLA), um polímero de origem renovável, desenvolvido para que as peças fabricadas com ele tenham a aparência e textura de grama ou musgo, já na cor verde.
De acordo com informações da companhia, o novo filamento – da linha stoneFill – à base de biopolímero possui uma combinação de cargas específicas que proporciona um acabamento salpicado e aveludado no componente impresso, atribuindo às peças fabricadas em impressão 3D a aparência de grama ou musgo. As características do material permitem que as superfícies das camadas se misturem, resultando em um acabamento fosco com linhas de camadas pouco visíveis.
.png)
.png)
.png)
A linha stoneFill, entretanto, não é novidade no portfólio da companhia, uma vez que ela já disponibiliza o Light Gray, Red Brick e Vibers PLA White, chamados pela colorFabb de "grades irmãos" do Moss Green, mesmo que este não remeta diretamente à aparência de pedra ou rocha (stone, em inglês).
Apesar do uso de carga, a holandesa garante que a impressão do material não é complicada e recomenda o uso do Moss Green em maquinário com leito aquecido entre 50 e 60 °C, temperatura de extrusão entre 195 e 220 °C, velocidade de impressão entre 40 e 100 mm/s e que seja desumidificado antes do seu processamento.
O material seria ideal, por exemplo, para impressão de modelos arquitetônicos residenciais ou comerciais, de paisagismo (árvores ou musgo em cima de montanhas e túneis), entre outros projetos. Sua compatibilidade e semelhança com outros filamentos da linha proporciona boas combinações, unindo as aparências de pedra, concreto ou tijolos com a da grama.
.png)

Além disso, a companhia fornece diversos tipos de filamentos tratados como "especiais" para impressão 3D pelo método FDM, tais como, por exemplo, o LW-PLA e o bronzeFill. Possui também filamentos com espumação ativa (agente expansor) e com brilho metálico, respectivamente, já mencionados anteriormente por Plástico Industrial.
(Fotos: colorFabb)
Conteúdo relacionado:
Mais Notícias CCM
Claudia Takahashi Tsukamoto assume a diretoria executiva do Instituto Brasileiro do PVC.
28/10/2025
O Conselho Regional de Química IV Região (SP) segue com inscrições abertas para um curso sobre bioplásticos que acontece em novembro.
28/10/2025
PP reciclado de grau alimentício, reciclagem de PU, extrusão reativa, aditivação e tecnologia de lavagem serão destaques no evento anual que acontece em novembro na capital paulista.
29/10/2025