A Entec, distribuidora de polímeros do grupo Ravago, passou a oferecer ao mercado brasileiro biopolímero NuplastiQ, desenvolvido pela BiologiQ, e o aditivo orgânico Eco One, desenvolvido pela Ecologic, ambas norte-americanas.

O biopolímero NuplastiQ é uma resina termoplástica de baixa cristalinidade, obtida a partir do amido, e é recomendado para a fabricação de filmes, peças injetadas, sopradas e termoformadas. Possui certificações para o mercado norte-americano e do TÜV da Áustria como produto industrial compostável.

Já o Eco One é um aditivo que acelera a biodegradação dos plásticos convencionais em ambientes biologicamente ativos, convertendo-o em metano (que pode ser transformado em energia), dióxido de carbono e húmus.

 

“Não podemos mais ignorar as restrições que têm sido impostas contra o plástico. Essas novas tecnologias deixam o plástico menos persistente e mitigam sua presença na natureza”, comentou Antonio Bescorovaine, coordenador de Polímeros Sustentáveis da Entec Brasil.

 

Foto:Entec



 

Leia também:


 

Resolução histórica das Nações Unidas tem os plásticos como alvo

Distribuição internacional de bioplásticos




 

#bioplásticos #aditivosbiodegradação



Mais Notícias CCM



Bekum aposta no mercado de embalagens multicamadas contendo PCR

A empresa vai intensificar o desenvolvimento de sistemas de extrusão-sopro com máquinas que operam em conjunto para a produção de embalagens com diferentes camadas de resina virgem e PCR.

16/09/2026


Recicladoras aumentam a produção, em cenário de maior eficiência operacional.

Estudo da consultoria MaxiQuim para o Movimento Plástico Transforma revelou um índice de 21,3% de reciclagem mecânica de plásticos, com a perspectiva de menor ociosidade das empresas. O PET lidera em volume de material e volume processado, seguido por PEAD e PP.

16/09/2026


Práticas para a economia circular são abordadas em e-book

Livro agrega estudos realizados por professores, estudantes e pesquisadores que se dedicam à promoção da sustentabilidade e pode ser baixado gratuitamente.

15/09/2026