O robô colaborativo HC20 (foto) passou a ser comercializado no País pela Yaskawa Motoman, com sede no Japão e subsidiária em Diadema (SP). Ele é recomendado para a manipulação de peças sob processamento por usinagem, por exemplo, assim como montagem de componentes.

Seu braço tem alcance horizontal e vertical de 1.700 mm, o qual pode manipular peças e ferramentas com peso de até 20 kg. Outras de suas características são alta velocidade e um índice de repetibilidade de aproximadamente 0,05 mm.
A companhia forneceu mais dados sobre o autômato. Seu braço – categoria 6 – é feito de alumínio fundido, com cabo passante na parte interna. De acordo com Icaru Sakuyoshi, diretor-presidente da empresa, o equipamento pode operar próximo a humanos “sem a necessidade de se usar barreiras de segurança, dependendo da avaliação de risco da aplicação”.
O executivo comentou ainda que o HC20 “cumpre diversas normas de segurança como, por exemplo, ISO 10218-1, referente à energia e resistência limitada do robô, IP67 e FGG, no que tange ao revestimento usado em aplicações que exijam lavagem com água ou, ainda, contato com alimentos”.
Linhas de robôs colaborativos e outros equipamentos para usinagem fornecidos no Brasil podem ser consultados na seção de guias da revista Máquinas e Metais.
Imagem: Yaskawa Motoman
Mais conteúdo sobre o ramo:
Manufatura inteligente para pequenas empresas
Usinagem de precisão, base para os motores piezoelétricos ultrarrápidos
#RobôColaborativo #Usinagem #Automação #MM
Mais Notícias CCM
O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.
10/12/2025
Um sistema que facilita a integração de robôs colaborativos em linhas de produção foi desenvolvido pela Igus.
28/11/2025
A ABDI e a SPI lançaram um edital que vai selecionar projetos de IA e robótica, com inscrições até dezembro de 2025.
17/11/2025