O Centro de Materiais Avançados em Grafeno e Novas Aplicações Tecnológicas do IPT (CIGraph), voltado para o desenvolvimento de materiais avançados baseados em grafeno, iniciou suas atividades em São Paulo (SP).

A unidade, que é o resultado de uma parceria entre a Gerdau Graphene e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), terá em seu escopo técnico o desenvolvimento de materiais, dentre eles metais, com propriedades melhoradas a partir do uso de revestimentos baseados em grafeno, por exemplo.

 

 

Instituto inaugurado em SP atuará em pesquisas sobre grafeno que poderão abranger processos de corte e conformação de metais

As pesquisas serão conduzidas com base na formulação de materiais com melhor resistência mecânica e térmica, resistência à oxidação, além de propriedades que levem à inativação de microrganismos causadores de doenças. 

Em comunicado à imprensa, foi informado que, além do desenvolvimento de materiais desse tipo, o centro atuará em pesquisas sobre lubrificantes e outros insumos, assim como a sua aplicação na indústria, o que pode abrir espaço para pesquisas na área de corte e conformação de metais.

De acordo com Adriano Marim de Oliveira, diretor de operações do IPT, “essa parceria representa um importante passo na geração de novos produtos nanoestruturados, trazendo maturidade tecnológica para as aplicações do grafeno no Brasil”. 


Já Alexandre de Toledo Corrêa, diretor-geral da Gerdau Graphene, complementou dizendo que “a parceria é estratégica na consolidação desse objetivo. Nesse sentido, nada melhor do que contar com um espaço para a troca de experiências e a aceleração da formação de técnicos, mestrandos e doutorandos que serão nossas próximas gerações de experts em nanomateriais”.

 

As entidades também informaram que o investimento destinado a esse projeto foi de aproximadamente R$ 6,9 milhões.

 

 

 Imagem: Pixabay

 

 

 

Leia também:

 

Estudo aborda manufatura aditiva de metais por deposição a arco elétrico

 

Aproveitamento de chapas em diferentes processos de fabricação


 

#Grafeno #Metais #Pesquisa #CCM

 


 

 



Mais Notícias CCM



Exportação de sucata ferrosa aumentou entre 2022 e 2023

Volume de sucata ferrosa exportado passou de 19.031 para 79.985 toneladas entre novembro de cada ano.

14/12/2023


Convênio para reaproveitar CO2 na produção de aços

Um consórcio formado entre a ArcelorMittal e a Fiemg tem como premissa a criação do Centro CIT/Senai de Descarbonização Industrial.

06/11/2023


Uso de IA na indústria aumentou em 2022

Levantamento da GSI Brasil mostrou que o índice de uso de sistemas de inteligência artificial em parques fabris passou de 4% para 9%.

06/11/2023