O Centro de Materiais Avançados em Grafeno e Novas Aplicações Tecnológicas do IPT (CIGraph), voltado para o desenvolvimento de materiais avançados baseados em grafeno, iniciou suas atividades em São Paulo (SP).

A unidade, que é o resultado de uma parceria entre a Gerdau Graphene e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), terá em seu escopo técnico o desenvolvimento de materiais, dentre eles metais, com propriedades melhoradas a partir do uso de revestimentos baseados em grafeno, por exemplo.

 

 

Instituto inaugurado em SP atuará em pesquisas sobre grafeno que poderão abranger processos de corte e conformação de metais

As pesquisas serão conduzidas com base na formulação de materiais com melhor resistência mecânica e térmica, resistência à oxidação, além de propriedades que levem à inativação de microrganismos causadores de doenças. 

Em comunicado à imprensa, foi informado que, além do desenvolvimento de materiais desse tipo, o centro atuará em pesquisas sobre lubrificantes e outros insumos, assim como a sua aplicação na indústria, o que pode abrir espaço para pesquisas na área de corte e conformação de metais.

De acordo com Adriano Marim de Oliveira, diretor de operações do IPT, “essa parceria representa um importante passo na geração de novos produtos nanoestruturados, trazendo maturidade tecnológica para as aplicações do grafeno no Brasil”. 


Já Alexandre de Toledo Corrêa, diretor-geral da Gerdau Graphene, complementou dizendo que “a parceria é estratégica na consolidação desse objetivo. Nesse sentido, nada melhor do que contar com um espaço para a troca de experiências e a aceleração da formação de técnicos, mestrandos e doutorandos que serão nossas próximas gerações de experts em nanomateriais”.

 

As entidades também informaram que o investimento destinado a esse projeto foi de aproximadamente R$ 6,9 milhões.

 

 

 Imagem: Pixabay

 

 

 

Leia também:

 

Estudo aborda manufatura aditiva de metais por deposição a arco elétrico

 

Aproveitamento de chapas em diferentes processos de fabricação


 

#Grafeno #Metais #Pesquisa #CCM

 


 

 



Mais Notícias CCM



Edital de R$ 1,05 milhão vai selecionar projetos de tecnologias 4.0 na indústria

A ABDI e a SPI lançaram um edital que vai selecionar projetos de IA e robótica, com inscrições até dezembro de 2025.

10/11/2025


Tecnologia de soldagem para fabricação rápida de estruturas híbridas

A união de chapas metálicas e plásticas de forma automatizada se tornou mais fácil com o método desenvolvido pela empresa austríaca Royos. A técnica tem foco na produção de estruturas híbridas para segmentos como o aeronáutico e de componentes de precisão.

10/11/2025


Evento da indústria do aço terá nova edição em 2026

O Congresso Aço Brasil de 2026 será realizado presencialmente em São Paulo e terá transmissão ao vivo com formato on-line.

10/11/2025