Um estudo sobre fabricação de peças metálicas por manufatura aditiva usando arco elétrico para a deposição de material proveniente de arames, iniciado por institutos integrantes do Centro de Inovação e Tecnologia Senai (CIT Senai Fiemg), situado em Belo Horizonte (MG), resultou na produção de uma peça-protótipo. 

 

Manufatura aditiva por deposição de metais a arco é tema de estudo no Brasil

A fabricação da peça mostrada na imagem, com formato de polia, consistiu na utilização de uma célula de soldagem robotizada que, de acordo com informações da instituição, passou por adaptação para operar em ensaios de manufatura aditiva. Neste caso, o equipamento foi utilizado para executar a fundição de arames e, consequentemente, a deposição do material assim obtido. 

 

Em comunicado à imprensa, as entidades responsáveis pelo estudo informaram que outros processos como usinagem e tratamento térmico também farão parte do escopo da pesquisa. Segundo elas, um dos objetivos relacionados à realização deste trabalho é o desenvolvimento e aperfeiçoamento de processos de manufatura de metais alternativos aos já consolidados. 

 

Ainda de acordo com as instituições, este trabalho conta com a participação de empresas do ramo metalmecânico. Além disso, elas informaram que projetos voltados para a criação de centros de pesquisa especializados na fabricação de peças metálicas a partir de manufatura aditiva por deposição a arco elétrico estão em andamento. 

 

Mais informações podem ser obtidas aqui


 

Imagem: CIT Senai Fiemg

 

 

Conteúdo relacionado:

Guia de fornecedores de Robôs colaborativos

 

Monitores de purga aumentam o controle sobre o processo de soldagem

 

 

#CITSenaiFiemg #ManufaturaAditiva #ArcoElétrico #CCM



Mais Notícias CCM



Braço mecânico para furação de metais é divulgado na feira Lamiera

Equipamento fornecido por empresa europeia é indicado para a furação e rosqueamento de chapas e perfis metálicos. Uma demonstração do funcionamento do braço mecânico foi feita no evento.

01/07/2022


Curso sobre norma técnica para construção em aços leves

Treinamento abordará a aplicação da norma NBR 16970 - Light Steel Frame em julho.

30/06/2022


Eficiência energética na intralogística do segmento metalmecânico

Software calcula o consumo de energia de empilhadeiras elétricas usadas para a movimentação de bobinas e chapas.

30/06/2022