Um estudo sobre fabricação de peças metálicas por manufatura aditiva usando arco elétrico para a deposição de material proveniente de arames, iniciado por institutos integrantes do Centro de Inovação e Tecnologia Senai (CIT Senai Fiemg), situado em Belo Horizonte (MG), resultou na produção de uma peça-protótipo.

A fabricação da peça mostrada na imagem, com formato de polia, consistiu na utilização de uma célula de soldagem robotizada que, de acordo com informações da instituição, passou por adaptação para operar em ensaios de manufatura aditiva. Neste caso, o equipamento foi utilizado para executar a fundição de arames e, consequentemente, a deposição do material assim obtido.
Em comunicado à imprensa, as entidades responsáveis pelo estudo informaram que outros processos como usinagem e tratamento térmico também farão parte do escopo da pesquisa. Segundo elas, um dos objetivos relacionados à realização deste trabalho é o desenvolvimento e aperfeiçoamento de processos de manufatura de metais alternativos aos já consolidados.
Ainda de acordo com as instituições, este trabalho conta com a participação de empresas do ramo metalmecânico. Além disso, elas informaram que projetos voltados para a criação de centros de pesquisa especializados na fabricação de peças metálicas a partir de manufatura aditiva por deposição a arco elétrico estão em andamento.
Mais informações podem ser obtidas aqui.
Imagem: CIT Senai Fiemg
Conteúdo relacionado:
Monitores de purga aumentam o controle sobre o processo de soldagem
#CITSenaiFiemg #ManufaturaAditiva #ArcoElétrico #CCM
Mais Notícias CCM
Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.
09/02/2026
Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.
09/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
09/02/2026