A italiana Faccin desenvolveu as calandras da série HAV, com geometria variável, equipadas com três rolos, que agora são capazes de executar o dobramento de chapas com até 300 mm de espessura.
As máquinas foram concebidas de forma que os três rolos se movam de forma independente: o rolo superior na vertical e os rolos inferiores na horizontal. Isso permite ajustar, conforme necessário, a distância entre os rolos inferiores e entre os pontos de flexão
De acordo com informações da empresa, ao reduzir ao mínimo a distância de centro entre os rolos inferiores, as calandras da série HAV tracionam a chapa de forma ideal, reduzindo o comprimento da parte reta e proporcionando um pré-curvamento de melhor qualidade. Já a distância central máxima entre os rolos inferiores aumenta a capacidade de produção.
Graças à posição horizontal dos cilindros para a movimentação do rolo inferior, o equipamento atua sempre de forma paralela ao solo e tem altura reduzida, o que torna desnecessária a execução de fundação. Isso permite também a utilização de mesas de alimentação motorizadas, com sistemas de centralização automática.
As máquinas são equipadas com um controlador eletrônico sincronizado, que checa o paralelismo dos rolos com tolerâncias inferiores a 0,2 mm.
Fotos: Faccin
Leia também:
Consultoria sobre construção metálica parssa a ser oferecida como serviço
Ramo de máquinas e equipamentos em plena recuperação
#Calandrasparachapas #Faccin
Mais Notícias CCM
Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.
27/10/2025
O Grupo Laprosolda e a Hexagon realizaram um estudo para a otimização da soldagem de chapas de aço A131 usadas na construção de uma caçamba submetida a ambiente portuário. O estudo envolveu o controle de temperatura da chapa durante a soldagem de maneira a não danificar o revestimento da caçamba.
27/10/2025
SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em mais de 2,6 mil micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.
27/10/2025