A britânica Huntingdon Fusion Techniques (HFT) aprimorou os equipamentos para monitorar a purga do gás inerte usado como atmosfera de proteção nos processos de soldagem, especialmente no setor de tubos. A linha PurgEye possui atualmente capacidade para medir teores de oxigênio residual na faixa de 1ppm (0,0001%).
Purgar a área de soldagem consiste em remover das proximidades da junta o oxigênio, o vapor de água e quaisquer outros gases ou vapores que possam s
er prejudiciais à união. Esses gases podem se combinar com o metal e formar compostos indesejáveis que reduzem a resistência à corrosão ou promovem a formação de trincas e outros defeitos estruturais. Este fator é crítico especialmente na soldagem de materiais sensíveis como titânio, zircônio, níquel, aços inoxidáveis e aços de baixa liga contendo cromo.
A purga dos gases auxiliares se consolidou como um método para evitar a contaminação e, consequentemente, a oxidação da área de soldagem. A melhoria desse processo tem sido objeto de pesquisa e desenvolvimento por parte das empresas especializadas.
Dispositivo inflável para purga
A HFT criou um dispositivo inflável que, posicionado no interior do tubo, forma uma área protegida ao redor da linha de solda para aplicação do sistema de purga, o que contribui também para reduzir o volume de gás inerte aplicado no processo. Os dispositivos infláveis PurgElite e QuickPurge estão hoje disponíveis para tubos com diâmetros que vão de 1” (25 mm) até 88” (2.235 mm).
Os monitores a
tuam de forma conjunta, apontando dados sobre a evolução do processo de purga no interior desses bolsões. O apontamento desses dados permite o controle mais preciso do nível de oxigênio na atmosfera próxima à região soldada, tendo em vista a obtenção de soldas livres de oxidação.
Fotos: HFT
Conteúdo relacionado:
Soldagem robotizada em larga escala
Inteligência artifgicial permite o uso de dados na soldagem
#HFT
Mais Notícias CCM
O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.
08/12/2025
Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.
08/12/2025
A paulista Biolub criou lubrificantes aprimorados para os processos de conformação a frio. Aditivos como antioxidantes conferem mais funções aos produtos.
08/12/2025