Um estudo encabeçado por pesquisadores da Universidade de Hong Kong (HKU) levou ao desenvolvimento de produtos fabricados em aço inoxidável cuja superfície apresenta propriedades antivirais, com capacidade para inativar o coronavírus (SARS-Cov-2) e H1N1, por exemplo.

 

Aço inox com propriedades antivirais são capazes de inativar o coronavírus e outros microrganismos

 

O aço inox chamado de “SS” é indicado para a fabricação de peças a partir do corte e estampagem de chapas e tubos metálicos como botões para painel de elevador (exemplo na imagem), maçanetas, componentes para sistemas de acionamento de descarga, corrimões, suportes para papel higiênico, entre outros.

 

 

De acordo com a instituição oriental, já está em andamento a fabricação de protótipos a partir do uso deste material, o que ocorreu a partir do estabelecimento de parcerias com fabricantes locais de itens de aço inoxidável.

 

A universidade divulgou em comunicado à imprensa que a equipe do projeto é formada por especialistas do seu Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia (Department of Mechanical Engineering of the Faculty of Engineering of the University of Hong Kong – HKU) e do Centro de Imunidade e Infecção da Faculdade LKS de Medicina (Centre for Immunity and Infection of the LKS Faculty of Medicine of HKU). 

 

Um dos especialistas que está à frente do projeto é o professor Mingxin Huang. Segundo ele, a capacidade de impedir a proliferação de microrganismos apresentada pelo aço inox SS se tornou possível graças à realização de ajustes na composição do material. Ele comentou que “o ‘aço inox anti-Covid-19’ pode ser produzido em massa usando tecnologias já existentes. Ele pode substituir materiais comumente usados na fabricação de itens presentes em áreas públicas”.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui


 

Imagem: HKU


 

Reportagens similares:

 

Uma revisão do processo de fineblanking visando ao seu aprimoramento

 

Ramo de máquinas e equipamentos em plena recuperação

 

#HKU #AçoInox #Covid19 #CorteeConformaçãodeMetais 

 

 



Mais Notícias CCM



Exportação de sucata ferrosa aumentou entre 2022 e 2023

Volume de sucata ferrosa exportado passou de 19.031 para 79.985 toneladas entre novembro de cada ano.

14/12/2023


Convênio para reaproveitar CO2 na produção de aços

Um consórcio formado entre a ArcelorMittal e a Fiemg tem como premissa a criação do Centro CIT/Senai de Descarbonização Industrial.

06/11/2023


Uso de IA na indústria aumentou em 2022

Levantamento da GSI Brasil mostrou que o índice de uso de sistemas de inteligência artificial em parques fabris passou de 4% para 9%.

06/11/2023