Pesquisadores da Universidade do Tennessee estão desenvolvendo juntamente com profissionais da empresa Third Wave Systems um sistema de otimização dos parâmetros de usinagem controlados numericamente por computador (CNC). A proposta é usar uma combinação de modelos baseados em dados coletados em processo, via aprendizagem de máquina (machine learning), para reduzir o índice de refugo de peças nas operações de usinagem.
O estudo parte da premissa de que a seleção de parâmetros de usinagem CNC para software de manufatura assistida por computador (CAM) normalmente é baseada nas recomendações do fabricante da ferramenta, na experiência ou tentativa e erro, o que levaria à redução da produtividade, aumento dos prazos de entrega e do índice de peças rejeitadas pelo controle da qualidade.
Como solução, a equipe propôs o desenvolvimento de modelos baseados na coleta de dados e em aprendizagem de máquina (machine learning) , de modo a otimizar parâmetros do CNC para a produção de um rotor de pá de turbina, componente com altos requisitos técnicos. Para isso, a equipe projetou a lâmina em três materiais diferentes (alumínio 6061-T6, aço inoxidável 316L e titânio 6Al4V), e procurará demonstrar como a abordagem de machine learning pode contribuir para aumentar a produtividade.
Embora a usinagem CNC tenha passado de uma abordagem analógica para a digital com o avanço dos sistemas de planejamento de processos e controladores de máquinas-ferramenta, a seleção de parâmetros de corte ainda é bastante baseada em tentativa e erro, contando muito com a experiência do operador. É esta experiência que os sistemas de aprendizagem de máquina buscam captar, codificar e reproduzir, tornando automática a correção de trajetórias conforme as experiências codificadas em banco de dados, trazendo a inteligência artificial para o ambiente produtivo.
Imagem: Pixabay
Leia também:
Sistemas digitais para integração de máquinas e equipamentos de usinagem
Robôs para fresamento trazem a perspectiva de processos mais precisos e competitivos
Mais Notícias CCM
Novo relatório da Federação Internacional de Robótica destaca o protagonismo da China no consumo de robôs e a importância do setor metal mecânico como consumidor desses equipamentos.
02/10/2025
Na feira que já começou na Alemanha as startups apresentarão sistemas para gestão de dados da produção baseados em inteligência artificial e IoT Industrial.
22/09/2025
A linha de CNCs M8V passou por atualização e será comercializada pela Mitsubishi Electric Brasil. Os comandos possuem recursos aprimorados que facilitam a integração de robôs industriais para a realização de trabalhos complementares à usinagem.
08/09/2025