Os robôs industriais convencionais ainda não conseguem suplantar as máquinas-ferramentas em termos de precisão quando o assunto é dar formas geométricas a peças metálicas sob rigorosas especificações. Por conseguinte, o uso deles nas operações de fresamento continua sendo desafiador, principalmente devido aos redutores e à pouca estabilidade do robô, que compromete a trajetória da ferramenta.
Com o objetivo de resolver essas questões e tornar a robótica uma aliada dos processos de usinagem, pesquisadores trabalharam em um projeto de pesquisa conjunta denominado “Flexmatik 4.1”, que resultou no desenvolvimento de um robô industrial para fresamento de materiais leves com alta precisão.
Para garantir alta precisão, a equipe de pesquisadores desenvolveu um novo conceito de acionamento por eixos individuais, consideravelmente mais rígidos durante a operação do que os redutores de alta tecnologia usados convencionalmente. Uma estratégia de controle térmico reduziu as imprecisões decorrentes das flutuações de temperatura. O robô também está equipado com um comando CNC para máquinas-ferramentas, além de um sistema de controle de vibração ativo.
O Flexmatik apresenta um espaço de trabalho semelhante ao ocupado por grandes fresadoras, podendo ser usado em aplicações como a usinagem de grandes estruturas de compósitos reforçados com fibras (CFRP), tais como fuselagens, e também no fresamento de componentes para turbinas e retificação de itens prensados ou fundidos.
Foto: Fraunhofer IFAM
Leia também:
Mandriladoras e fresadoras CNC nacionais ganham espaço nos Estados Unidos
Ferramentas de corte: novas linhas de brocas e fresas para moldes e matrizes
Mais Notícias MM
Feira que é referência em tecnologia para o setor metal mecânico acontece em setembro e vai ter como principais temas a inovação, a sustentabilidade dos processos produtivos e a digitalização.
30/06/2025
Chega ao mercado uma nova linha de guias lineares com velocidade de trabalho maior que a apresentada por modelos convencionais.
30/06/2025
A Rockwell tem realizado a implantação de sistemas de inteligência artificial em indústrias de diferentes segmentos e portes, destacando ações que podem torná-la mais viável, inclusive para pequenas empresas.
02/06/2025