A Solvay anunciou o desenvolvimento de uma nova família de compostos de poliamida de alto desempenho denominada Omnix, que tem como base pelo menos 33% de material oriundo de reciclagem.

 

O material foi obtido a partir do emprego da tecnologia Omnix ReCycle HPPA (de high performance polyamide, ou poliamida de alto desempenho), que segue a diretriz de sustentabilidade da Solvay, denominada One Planet, tendo como proposta a melhoria contínua da pegada ambiental e a promoção da circularidade de seu portfólio de produtos.

 

“Como o primeiro HPPA de base reciclada da Solvay, com 50% de reforço de fibra de vidro, o Omnix ReCycle é um verdadeiro avanço no mercado de poliamidas para eletrodomésticos. Ele combina as excelentes propriedades mecânicas do HPPA semi aromático virgem com melhor fluxo, menor absorção de água e o melhor acabamento superficial da categoria”, informou Claire Guerrero, gerente de marketing global para o segmento de embalagens e sustentabilidade da Solvay.

 

A executiva informou ainda que o perfil de propriedades de desempenho e sustentabilidade do produto oferece uma solução de material atraente para proprietários de marcas e fabricantes que buscam aumentar o conteúdo reciclado em seus produtos sem comprometer a estabilidade dimensional, a alta rigidez, resistência ao impacto e processabilidade.

 

Balanço de propriedades do grade Omnix

 

Em eletrodomésticos, por exemplo, ele oferece maior durabilidade do que os polímeros de poliamida PA6 ou PA66 padrão, o que pode reduzir os índices de devolução de produtos finais por quebras e danos, ao mesmo tempo em que atende à crescente conscientização dos consumidores quanto à longevidade e menor impacto ambiental em suas escolhas.

 

Por apresentar excelente acabamento superficial, a nova HPPA com base reciclada também permite eliminar a necessidade de pintura, facilitando a reciclagem no fim da vida útil dos produtos moldados. Outro objetivo atingido no seu desenvolvimento foi a resistência ao desgaste para componentes internos leves típicos do segmento de transporte e automotivo.

 

Após a amostragem e aprovação bem-sucedidas por clientes selecionados, o novo material está disponível comercialmente em todo o mundo e pode ser processado em equipamentos de moldagem por injeção padrão.

 

 

Imagens: Divulgação/Solvay


 

Conteúdo relacionado:

 

Plástico reciclado é usado para moldar peça técnica de eletrodoméstico

Projeto usará embalagens de EPS na produção de eletrodomésticos



 

#Omnix   #Solvay  #poliamidareciclada



Mais Notícias CCM



Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado

Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.

29/07/2025


Estudo mapeia produtos químicos presentes nos materiais plásticos

Levantamento publicado pela revista Nature revela que os materiais plásticos contêm mais de 16 mil substâncias químicas, muitas delas com riscos potenciais para a saúde humana. O mapeamento fornece também uma base para o desenvolvimento de plásticos mais seguros e sustentáveis.

22/07/2025


PET reciclado será usado na fabricação de big bags

A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.

14/07/2025