Um levantamento feito no ramo de sucata ferrosa no Brasil apontou aumento da procura por esse tipo de material em 2021. Dados da pesquisa foram divulgados pelo Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e Aço (Inesfa) e pelo Ministério da Economia/Secex.

Sucata ferrosa passa a ser mais consumida no Brasil em 2021

 

De acordo com as entidades, a alta da demanda por metais provenientes de sobras de processos industriais no País contribuiu para um aumento de 169% do volume de sucata importada, que no ano passado foi de 244.696 toneladas, frente às 90.919 toneladas contabilizadas em 2020. 

 

O aumento da procura por sucata ferrosa também levou à redução de 30% das exportações de material excedente de processos de corte de chapas e tubos em 2021, cujo volume passou de 731.148 toneladas (2020) para 509.356 toneladas. Em comunicado à imprensa, foi informado que usinas reduziram em 93,7% as compras de material importado em dezembro último. Clineu Alvarenga, presidente do Inesfa, disse que, “o mercado interno está atualmente abastecido de sucatas e em condições de atender plenamente as usinas siderúrgicas”.

 

Ele também comentou sobre os motivos que levam os fornecedores de sucata metálica a exportar material: “A exportação é uma forma de manter as operações das empresas para garantir a subsistência do ciclo de materiais recicláveis e o sustento de milhares de pessoas, incluindo cerca de 1 milhão de catadores, quando o consumo cai no País ou os preços são reduzidos”. Já a respeito das importações, o executivo disse que, “as siderúrgicas recorrem às importações para pressionar a baixa de preços da sucata ferrosa no Brasil”.

 

Mais dados da pesquisa podem ser obtidos aqui. Nos guias da seção de mesmo nome em nosso site estão disponíveis informações sobre fornecedores de máquinas e equipamentos para processamento de sucata metálica no Brasil.


 

Imagem: Shutterstock 

 

Reportagens similares:

 

Indústria de eletroeletrônicos tem boa perspectiva para este ano

 

Mercado de impressão 3D em metais tem aumento expressivo


 

#Inesfa #Sucata #Mercado #Brasil #CorteeConformaçãodeMetais







 



Mais Notícias CCM



Soldagem a laser pode revolucionar a construção em aço

Estudo concluiu sobre a viabilidade do uso de sistemas a laser na confecção de longas linhas de solda que são típicas das grandes estruturas em aço.

24/03/2022


Alta do preço de sucata ferrosa deverá ser reflexo do confronto em solo europeu

Aumento das exportações de sucata ferrosa no Brasil é acompanhado por previsão de alta do preço desses insumos nos próximos meses.

18/03/2022


Centro de estudos sobre grafeno passa a operar em SP

Pesquisas sobre materiais avançados baseados em grafeno incluirão o desenvolvimento de revestimentos para metais.

14/03/2022