Por Denis Pineda*

 

A utilização da robótica dentro das indústrias traz uma série de benefícios, principalmente em relação ao ganho de eficiência, redução de riscos do operador e resolução de problemas de qualidade graças à precisão dos equipamentos.

Humanos e robôs em diferentes níveis de colaboração na indústria

 

Com os famosos robôs colaborativos (cobots) em funcionamento, eles podem facilmente assumir tarefas repetitivas, sujas ou perigosas. Assim, a mão de obra, antes direcionada para a alimentação das máquinas, pode ocupar funções nas quais as habilidades e inteligência humana são realmente importantes. 

 

Segundo pesquisas da associação norte-americana A3 Robotics, que fomenta o avanço da automação robótica, no ano de 2027, os robôs colaborativos representarão cerca de 29% do mercado global de robôs industriais. Isso será possível graças aos diversos níveis de colaboração entre eles e humanos que permitem automatizar tarefas antes não alcançadas pelos robôs convencionais.

 

Para exemplificar, Denis Pineda, gerente regional da Universal Robots, classificou essas tarefas em cinco níveis conhecidos. Confira:

Tipos de interações entre robôs e humanos

 

 

O robô possui uma cerca com um perímetro que separa os espaços de trabalho entre ele e os profissionais. As vantagens é que ele pode trabalhar com ferramentas potencialmente inseguras e em máxima velocidade ao abrir mão da excelente interface de programação e facilidade de instalação.

   

 

 

 

 

 

 

*Denis Pineda é gerente regional da Universal Robots, empresa dinamarquesa de braços robóticos industriais colaborativos.


 

(Foto: Universal Robots)

#robos #industria40 #automacaoindustrial



Mais Notícias CCM



Uma abordagem estrutural do controle de ruído no ambiente metalmecânico

Os ruídos de atividades de conformação e fabricação de metal e as operações de processamento de tubos são uma importante questão de saúde ocupacional. Com o auxílio de sistemas de mapeamento de ruído é possível identificá-los e avaliá-los com precisão, em diferentes locais, e elaborar um estudo para definir todas as áreas onde a proteção auditiva é necessária.

09/08/2021


Uma análise rápida da automatização de equipamentos CNC

Automatizar linhas de produção compostas por equipamentos CNC usados para a usinagem de matrizes e estampos, por exemplo, requer estratégias que abrangem o monitoramento de ferramentas e treinamento de colaboradores.

22/06/2021


Implantação de autômatos colaborativos no chão de fábrica

A inserção de tecnologia robótica em linhas de produção requer planejamento e análises sobre diversos fatores. Entre eles estão o capital para investimento e o espaço físico disponível.

07/06/2021