A Sica (Itália), fabricante italiana de máquinas para processar tubos plásticos, desenvolveu um equipamento para cortar e chanfrar tubos de PVC sem remoção de material.
Resultado de anos de pesquisa, a máquina aquece uma parte do tubo, corta-a com uma faca e, em seguida, cria um chanfro moldando a área aquecida, em vez de usar uma ferramenta de corte e chanfro que remove o material, gerando pó e cavacos.
O sistema permite um corte silencioso e elimina a necessidade de reciclagem de material, mantendo o ambiente limpo ao redor da serra. Com as serras tradicionais, mesmo quando há um bom sistema de aspiração para pó e cavacos, é comum restarem resíduos no mecanismo de corte ou no próprio tubo que está sendo trabalhado.
Outra inovação da empresa no ramo de corte de tubos sem a produção de cavacos é a serra elétrica para tubos de PEAD, PP-R, materiais multicamadas e PVDF, com patente pendente. Cada movimento de corte é elétrico e, portanto, silencioso, preciso e possui extrema repetibilidade. Para o movimento do braço de corte, a máquina foi equipada com um inovador servoatuador extremamente compacto que integra a unidade de motor e engrenagem, e que garante (quando comparado a outros atuadores elétricos disponíveis no mercado) força de impulso superior mesmo em altas velocidades, além de resistência ao impacto, ausência de vibrações e alta eficiência. A qualidade final pode ser vista nas fotos abaixo, em que é mostrado o corte de um tubo de três camadas de material (PPR-fibra de vidro-PPR). O corte antigo é feito com um sistema hidráulico clássico, enquanto o novo é feito pela máquina de corte elétrico desenvolvida pela empresa.
Corte em sistema hidráulico convencional (à esquerda). Corte feito pelo sistema elétrico da Sica (à direita).
(Fotos: Sica)
Conteúdo relacionado:
Novo marco do saneamento trará crescimento para o setor de plásticos
Software gratuito para cálculo da espessura de tubos de PEAD
#tubosdePVC #tubosdePEAD #Sica
Mais Notícias CCM
A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.
29/07/2025
Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.
29/07/2025
Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.
29/07/2025