A fornecedora de aços Usiminas passou a fabricar em sua unidade situada em Cubatão (SP) duas novas linhas de chapas metálicas obtidas por laminação a quente que possuem propriedades de alta resistência mecânica e à abrasão.

Aços de alta resistência mecânica serão fabricados no Brasil

Uma das séries se chama RAVUR 400 HR, a qual consiste em ligas indicadas para a fabricação de peças para máquinas agrícolas como, por exemplo, componentes para colheitadeiras de grãos, assim como de implementos rodoviários e caçambas para veículos pesados.

 

Há também a linha USILN 1000 MC, que conta com aços com ultra-alta resistência mecânica e que podem ser utilizados na construção de peças estruturais como torres de guindastes, chassis e fueiros – estruturas comumente usadas para transportar cargas com longo comprimento, tais como madeira ou cana-de-açúcar.

 

Em comunicado à imprensa, a companhia informou que os testes de aprovação dos novos aços realizados por alguns de seus clientes foram concluídos no final do ano passado. “Com esse desenvolvimento, a Usiminas se posiciona como a única produtora nacional de aços antiabrasivos e de ultra-alta resistência mecânica na linha de laminados a quente”, comentou Rinaldo Machado, diretor executivo de vendas da empresa.

 

Segundo ele, o desenvolvimento das duas linhas de ligas metálicas é parte de um trabalho que envolveu a expansão de produtos fabricados no Brasil que atendam à demanda do setor do agronegócio e da indústria. “São áreas com muito potencial para as quais temos dedicado um trabalho forte das nossas equipes de vendas, qualidade e desenvolvimento”, complementou.

 

A companhia também informou que a prioridade em um primeiro momento é produzir os novos aços em sua unidade fabril de Cubatão, a qual possui equipamentos de laminação a quente de tiras metálicas que atendem aos requisitos de fabricação de metais para os segmentos mencionados acima.


 

Mais informações podem ser obtidas aqui. Confira também a oferta de máquinas de corte a laser de chapas ou de tubos metálicos, bem como de prensas e muitos outros equipamentos em nossos guias.

 

 

Imagem: Equipamentos de laminação a quente de ligas metálicas da Usiminas serão usados para a fabricação de duas novas linhas de aço de alta resistência. Foto: Ian Lopes.

 

 

Reportagens similares:

Consórcio desenvolve equipamento para medição em nível nanométrico

Nova fábrica de embalagens metálicas no Brasil

 

 

#Usiminas #NovosAçosdeAltaResistência #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Smartphones e tablets industriais para locação

Dispositivos móveis corporativos oferecidos pela Simpress, para locação, contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

19/04/2024


Robô plataforma pode movimentar cargas de até três toneladas

Indicado para movimentar chapas metálicas, robô da Kuka chamado KMP 3000P conta com câmeras 3D e scanners a laser.

18/04/2024


Bolsas de estudo para profissionais da indústria

O programa Inova Talentos promove concurso de bolsas de estudo de até R$ 8,4 mil para áreas como engenharia mecânica e de materiais.

08/04/2024