A Unylaser, de Caxias do Sul (RS), empresa do grupo PCP Steel, especializada na manufatura de produtos metálicos usando aços de alta resistência, iniciou 2021 ampliando a sua atuação no mercado internacional com a exportação de peças e componentes da sua linha florestal para o Canadá.

Pioneira na manufatura de aços de alta resistência no Brasil, a empresa conta com um parque fabril que inclui quatro máquinas de corte a laser, além de equipamentos para oxicorte, corte a plasma e soldagem, fabricando componentes e conjuntos metálicos para diferentes segmentos.

Mas foi com o fueiro (implemento usado para movimentação de grandes cargas) da marca Raptor, carro-chefe da sua linha florestal, que a empresa garantiu a entrada no mercado canadense. Após cinco anos de intercâmbio de informações, a expansão do negócio foi concretizada neste início de ano por meio de uma parceria entre a Unylaser e a Munden Ventures, especialista em transporte florestal e manutenção de frotas no país norte-americano.

A cooperação entre as duas companhias, com forte atuação no setor florestal, resultou na criação da Edge Steel Solutions, que funcionará como um escritório para prospecção de novos negócios no Canadá. Dessa forma, a Edge Steel deverá atuar no fortalecimento de parcerias em segmentos onde a Munden já atua na região e também agregar todo o portfólio oferecido pela Unylaser para o mercado canadense.

 

Parceria traz novos negócios

De acordo com o gerente de exportação da empresa, Fernando dos Reis, a ampliação da base de negócios da marca no Canadá é expressiva porque ocorre mesmo no período de pandemia, com a economia mundial retraída e buscando recuperação. Considerando este cenário, a meta inicial da empresa com essa nova parceria é movimentar cerca de 200 toneladas de peças e componentes em aço para o mercado norte-americano, superando R$ 2,6 milhões em volume de negócios. Também estão entre os planos da Unylaser a conquista de resultados em cinco novas regiões do país.

“Ter um parceiro forte, com alta capacidade de resposta às demandas e mudanças de mercado, é pré-requisito fundamental na abertura de novas frentes internacionais. Aunylaser busca expansão de maneira estruturada, firmando alianças sólidas nos mercados em que atua. Estamos aperfeiçoando nossa rede internacional para que consigamos crescer de forma estratégica e rentável, entregando soluções que atendam os mais altos níveis de exigência”, afirmou.

Ainda segundo Reis, o Canadá é estratégico para a Unylaser, pois possui um mercado florestal amplo, permitindo uma participação maior dos fueiros, além de poucos players especializados em aços de alta resistência, com os quais são fabricados os fueiros Raptor.

Além do Canadá, a Unylaserexporta a sua tecnologia também para o Uruguai, Chile, Colômbia e Estados Unidos. Nestas primeiras semanas do ano, a empresa também fechou novos contratos de venda do Raptor em Portugal.

 

Crescimento recorde em 2020

A expansão da marca no cenário mundial é acompanhada de resultados expressivos em 2020: a Unylaser registrou aumento de 24% no faturamento total no ano passado em relação a 2019. Foi o melhor resultado da empresa desde 2003, ano da sua fundação. O crescimento também ocasionou aumento de 20 a 25% do número de novos funcionários, permitindo criação de postos de trabalho para atuação em dois turnos com foco no atendimento de todas as demandas do mercado interno e externo.

Segundo o Diretor-Geral do Grupo PCP Steel, Humberto Cervelin, mesmo com queda brusca no faturamento registrada nos primeiros três meses de 2020, a retomada observada no segundo semestre recuperou as perdas e também permitiu crescimento do faturamento. Esse cenário foi possível porque a Unylaser tem apostado cada vez mais em mercados menos sensíveis a crises, como o setor agrícola.

Para 2021, a expectativa é crescer acima de 30%, aumentar a presença em toda a América e ampliar os negócios na Europa. “Aunylaser tem planos arrojados para os próximos anos. Novas unidades industriais e parcerias internacionais estão no planejamento estratégico da empresa. A parceria firmada com a Edge Steel nos deixa confiantes em negócios crescentes e promissores no Canadá”, avaliou Cervelin.


 

Fotos: Unylaser/Jociele Rodrigues
 

 

Reportagens similares:


Setor de duas rodas deverá produzir mais este ano

Nova plataforma digital para treinamento em corte e soldagem

 

#Unylaser #fueiroRaptor #cortealaser #açosdealtaresistência



Mais Notícias CCM



Investimento em corte e estampagem de metais na Açotubo

Uma nova prensa e um sistema progressivo de alimentação de chapas passarão a integrar a linha de estampagem de metais do Grupo Açotubo. Ambas vão entrar em operação nos próximos meses. Profissionais que integram o time da empresa comentaram sobre investimentos no desenvolvimento de pacotes de serviços de corte, dobra e estampagem, e na capacitação de colaboradores.

22/03/2024


Célula robotizada de soldagem aumenta a produtividade da Tedesco

A Dalca Brasil desenvolveu uma célula para a Tedesco Sistemas de Armazenagem que aumentou em 30% a produtividade da linha de soldagem de perfis e longarinas.

22/03/2024


Fabricante alemã de motores elétricos vai expor na AgriShow

A Dunkermotoren vai promover o uso de motores elétricos integrados a sistemas de IoT durante a feira AgriShow.

22/03/2024