A alemã LPKF desenvolveu um medidor para as propriedades de transmissão de luz dos plásticos antes da soldagem a laser. Denominado TMG 3, ele leva apenas alguns segundos para descobrir se os valores reais de transmissão dos pares de materiais correspondem aos valores ajustados para o processo.
Incompatibilidades relacionadas à composição ou moldagem dos itens a serem soldados podem, portanto, ser detectadas antes que um componente inadequado chegue ao processo de produção. Isso é importante porque os valores de transmitância variáveis podem resultar em linhas de solda com desempenho abaixo do ideal.
Na soldagem de peças plásticas a laser, a transmissão de luz é decisiva para a qualidade da junta entre dois componentes.
O dispositivo de medição pode ser facilmente integrado em uma linha de produção pré-existente para teste em linha. Trata-se de um instrumento certificado
e calibrado de forma rastreável, cuja capacidade de medição foi verificada por análise estatística, tendo filtros para calibração testados e certificados pelo instituto independente Fraunhofer ISC.
O TMG3 também atende aos requisitos do padrão automotivo IATF 16949 e, portanto, é diretamente qualificado para garantia de qualidade em conformidade com o padrão
Fotos:LPKF
Conteúdo relacionado:
Escâner 3D portátil para medição de peças plásticas
Robôs aprendem a montar por tentativa e erro
#LPKF #soldagemalaser
Mais Notícias CCM
Destaques brasileiros na principal feira mundial do setor incluem monomateriais de alta barreira, embalagens de base renovável e tecnologias voltadas à redução da pegada de carbono.
05/05/2026
Parceria utiliza "armazéns digitais" e polímeros de alto desempenho para produzir componentes sob demanda, eliminando a necessidade de grandes volumes de peças de reposição em estoque.
05/05/2026
Tecnologia desenvolvida pela Promix e STC utiliza gases neutros para criar filamentos mais volumosos, permitindo a produção de tapetes mais densos com menor volume de matéria-prima.
05/05/2026