A cadeia produtiva de plásticos e de manufatura como um todo está enfrentando muitos desafios que surgiram com a chegada da pandemia de Covid-19, o que obrigou estes e diversos outros setores a intensificarem seus esforços para driblar as crises inerentes ao atual contexto mundial.

 

Pesquisa sobre a influência da Covid-19 na indústria de manufatura

 

E é claro que as mudanças advindas dessa nova realidade causam impactos nas atividades do dia a dia de empresas e seus parques fabris como, por exemplo, na criação e aplicação de adaptações necessárias à execução das estratégias operacionais típicas dessas áreas, no gerenciamento da mão de obra e da cadeia de suprimentos, e, principalmente, nas relações com clientes.

 

 

Esses e outros temas que abrangem a adaptação a rupturas no tradicional modus operandi dos processos do chão de fábrica e nos negócios, assim como a reavaliação de alternativas e riscos, foram abordados na pesquisa “Global Manufacturing Outlook 2020: Covid-19 Special Edition”, ou “Perspectivas Globais de Manufatura 2020: Edição Especial Covid-19”, em português.


 

O estudo foi conduzido pela KPMG, uma rede global de empresas que prestam serviços de pesquisa e consultoria. Segundo informações da instituição, este levantamento é um recorte da pesquisa denominada “CEO Outlook 2020”, a qual foi produzida a partir de consultas prestadas por 315 CEOs que atuam nos principais setores da economia mundial. Um levantamento que abrangeu dois períodos do ano passado: entre os meses de janeiro e fevereiro, e também entre julho e agosto.

 

 

 

A sondagem também proporcionou a obtenção de dados referentes aos atuais desafios enfrentados pelos líderes da indústria de manufatura, o que levou ao apontamento de diretrizes consideradas essenciais à superação de crises relacionadas à pandemia. Entre elas estão a redução de riscos e o reequilíbrio das cadeias de suprimentos, investimento em tecnologia e inovação, bem como a contratação e permanência de profissionais alinhados à nova realidade de trabalho.

 

 

 

Esses fatores foram divididos em tópicos a partir do estudo e são mostrados a seguir.

 

 

 

Também foi mostrado que 48% dos CEOs que participaram da pesquisa afirmaram que a inovação digital foi acelerada em meses, enquanto o mesmo percentual de entrevistados apontou que esse processo foi acelerado em anos e 3% deles disseram que não houve avanço significativo nesse campo. Além disso, foi apontado que 96% dos CEOs disseram que o progresso para digitalizar as suas operações está acelerado.


 

 

Frente a estas questões, o conhecimento sobre trabalhos de manufatura baseados em sistemas de inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT) e outros fatores alinhados com o conceito de indústria 4.0, e também a realidade virtual e o uso de drones, foram os mais mencionados quando o assunto foi a implementação de redes 5G visando à obtenção de ganhos em produtividade e à busca célere por inovação.


 

 

 

“A pesquisa evidencia que os líderes executivos do setor de manufatura terão que se esforçar ainda mais e o mais rapidamente possível para se tornarem resistentes, e adaptarem suas organizações a essas drásticas mudanças”, comentou Ricardo Bacellar, sócio-líder do departamento de Industrial Markets e Automotivo da KPMG no Brasil. E ele concluiu, “As empresas que se destacarem nestas condições adversas serão as mais bem preparadas para se diferenciarem e ampliarem os seus negócios”.

 

 

 

O aumento de práticas e envolvimento em ações sociais, de proteção ao meio ambiente e de busca pela transparência de governanças – de “Environmental, Social and Governance (ESG)”, em inglês – também foi apontado como estratégia de combate à pandemia de Covid-19 por 79% dos executivos que colaboraram com o levantamento.


 

 

A pesquisa pode ser baixada gratuitamente aqui. Confira também webinars sobre ações da cadeia produtiva de plásticos e de manufatura para superar os desafios relacionados ao cenário atual no Brasil e no mundo. Eles podem ser acessados pelo Canal da Aranda Eventos.

 

 

Imagem: KPMG

 

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Fabricante de itens plásticos desenvolve e lança serviço de gestão de ativos

 

Impressora multimateriais é desenvolvida entre parceiros europeus

 

 

 

#KPMG #GlobalManufacturingOutlook2020Covid-19Special Edition #Plásticos



Mais Notícias CCM



Evento sobre tendências de embalagens acontece em fevereiro

Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.

03/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

03/02/2026


Alpla fecha 2025 com faturamento de 5,2 bi de euros

O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.

03/02/2026